Educação Financeira Escolar e Sustentável nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Educação Financeira Escolar, Sustentabilidade, Engenharia Didática, Teoria das Situações DidáticasResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que investiga a abordagem da educação financeira escolar e sustentável nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada para a pesquisa foi a engenharia didática, enquanto a elaboração do produto educacional se baseou na teoria das situações didáticas. O produto, um guia didático voltado para a educação financeira escolar e sustentável, inclui cinco atividades educativas que abordam temas como o valor das coisas, a origem do dinheiro, a diferença entre essencial e supérfluo, além de questões relacionadas à ética, economia e sustentabilidade. Essas atividades foram aplicadas a alunos de 7 a 9 anos em uma escola pública no município de Duque de Caxias/RJ. A pesquisa validou a hipótese de que é possível integrar temáticas de educação financeira e sustentabilidade no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, mostrando a viabilidade e eficácia desse enfoque pedagógico.
Downloads
Metrics
Referências
ALMOULOUD, S. A.; SILVA. M. J. F. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revista Eletrônica De Educação Matemática. v. 7, n. 2, 2012 Disponível em: (57) Engenharia didática: evolução e diversidade
Didactic engineering: evolution and diversity | Maria José Ferreira da Silva and Saddo A G Almouloud - Academia.edu acesso: 08 jul 2024
ALMOULOUD, S. A.; SILVA. M. J. F. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: UFPR, 2010.
ALMOULOUD, S. A.; SILVA. M. J. F. A Teoria das Situações Didáticas. São Paulo: PUC-SP, 2007.
ARTIGUE, M. Engenharia didática. In: BRUN, J. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget. Horizontes Pedagógicos, 1996, p.193-217.
BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUMAN, Z. A Ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro, Zahar, 2011.
BAUMAN, Z. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.
BRASIL. Estratégia Nacional De Educação Financeira (ENEF). Plano Diretor da ENEF. 2011. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br/Imagens/Plano %20Diretor%20ENEF.pdf> Acesso em: 08 jul 2024
BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didática da matemática In: Didáctica das matemáticas, Direção: Jean Brun. Coleção horizontes pedagógicos; Instituto Piaget, Lisboa, 1996.
BROUSSEAU, G. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: Conteúdos e Métodos de Ensino. São Paulo: Ática, 2008.
DANTAS, L. T., SANTOS, B. C. M., RODRIGUES, G. C., RODRIGUES, C. K. Educar E Cuidar: Uma Possibilidade De Ação Entre Finanças E Meio Ambiente. Ensino, Saude e Ambiente, v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21249. Acesso em: 08 jul 2024.
MELO, D.; VIEIRA, G. S.; AZEVEDO, S. S.; PESSOA, C. Diálogos entre a educação financeira escolar e as diferentes áreas do conhecimento na BNCC do Ensino Fundamental. Em Teia – Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, v. 12, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250447/pdf_1#:~:text=Di%C3%A1logos%20entre%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20financeira%20escolar%20e%20as,%3E%20v.%2012%2C%20n.%202%20%282021%29%20%3E%20Melo Acesso em: 08 jul 2024.
MENDONÇA, J. M.; PESSOA, C. A. Educação Financeira Escolar na Educação Infantil: materiais do educador e da criança. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 1–25, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2907. Acesso em: 08 jul 2024.
PUCCINI, E. C. Matemática financeira. Projeto universidade aberta. 2007. Disponível em: Matemática Financeira e Análise de Investimentos - Vol. 1 - Canal CECIERJ. Acesso em: 24 jul 2024.
SANTOS, B. C. M.; OLIVEIRA, A. L. Educação Financeira Escolar e Sustentável: um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental. Tese de Doutorado profissional em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, 2024.
SANTOS, B. C. M.; OLIVEIRA, A. L. Educação Financeira Escolar e Sustentável: práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1-11, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/61922/45107. Acesso em: 24 jul 2024.
SANTOS, B. C. M. dos; MENEZES, A. M. de C.; RODRIGUES, C. K. Finanças é Assunto de Criança? Uma Proposta de Educação Financeira nos Anos Iniciais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 101-115, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8647. Acesso em: 08 jul 2024.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática escolar da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XI., Curitiba-PR, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/5940248-Um-programa-de-educacao-financeira-para-a-matematica-escolar-da-educacao-basica.html Acesso em: 08 jul 2024.