Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana
  • Nadia Roberta Quaini Bresolin Professor da rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-5821-6451

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.36468

Palavras-chave:

Geometria Sintética; Visualização; Atividade piloto; Argumentação

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma investigação, de cunho qualitativo, realizada com doze estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no Rio Grande do Sul, a qual teve por objetivo investigar o uso do software GeoGebra nas demonstrações visuais em Geometria Sintética. Foi realizada em laboratório de informática e a coleta de dados foi obtida pelos registros das construções feitas pelos estudantes, analisando-se os protocolos existentes no próprio software. A atividade consistiu de um teorema específico de geometria plana e serviu de projeto piloto para a primeira autora elaborar os instrumentos de investigação que serviram para pesquisa posterior constante de uma dissertação de mestrado profissional concluída. Os resultados deste projeto mostraram ser possível explorar habilidades visuais no GeoGebra para obter demonstrações sintéticas de teoremas e propriedades em Geometria.

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Biografia do Autor

Nadia Roberta Quaini Bresolin, Professor da rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Licenciada em Matemática

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UFN

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

PINTO LEIVAS, J. C.; QUAINI BRESOLIN, N. R. Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.36468. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/36468. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos