Saberes Geométricos na Formação de Professores Primários no Seminário Alemão de São Leopoldo (Dels): 1926-1939

Autores

  • Circe Mary Silva da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27364

Palavras-chave:

Geometria, Escola Normal, Seminário Alemão Evangélico de Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho busca apurar quais são os saberes geométricos previstos nos programas de ensino do Seminário Evangélico Alemão de Formação de Professores (DELS), em São Leopoldo (RS), no período de 1926-1939. Busca apurar também a forma mediante a qual tais saberes se faziam presentes nas práticas avaliativas. Para tanto, a História Cultural foi mobilizada como ferramental teórico-metodológico, sendo analisadas as seguintes fontes primárias: relatórios dos diretores da DELS, fotografias institucionais e livros didáticos utilizados no DELS. A pesquisa evidenciou a forte presença da geometria plana e espacial na formação de normalistas e constatou, nas práticas avaliativas, a ênfase em problemas aplicados a situações que poderiam ocorrer no quotidiano e ausência de questões teóricas envolvendo definições e demonstrações. Os conteúdos prescritos nos programas assim como as questões apresentadas nos exames finais mostraram-se muito próximos aos dos livros didáticos de autores alemães utilizados no ensino assim como as questões dos exames finais o que revela que a matriz curricular no DELS se assemelhava mais à adotada nos Seminários de Formação de Professores da Alemanha do que a do modelo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BARROS, Silvia. O ensino de geometria na formação de professores primários em Minas Gerais nas décadas de 1890 e 1940. Diss. Mestrado Profissional em Educação Matemática. UFJF, 2015.
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar: 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
BÜCHLER, Otto. Praktische Rechenschule in vier Heften für die deustche Schulen in Brasilien. 4. Heft. São Leopoldo, Cruz Alta: Verlag Rotermund, 1917.
BÜCHLER, Otto. Arithmetica Practica em quatro partes. IV Parte. Trad. Homero Dias Cardoso, 3a. ed. São Leopoldo, Cruz Alta: Verlag Rotermund, 1918.
COSTA, Lysimaco. Bases educativas para a organização da Nova Escola Normal Secundária do Paraná, 1923, PR. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123699. Acesso em 30/01/2018.
CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
FLÖTER, Jonas. Eliten-Bildung in Sachsen und Preussen: die Fürsten-und Landesschulen Grimma, Meissen, Joaqchimsthal und Pforta (1868-1933). Köln, Weimar, Wien: Böhlau, 2009.
FRÄGER, Paul. Jahresbericht des Deutschen Evangelischen Lehrerseminars in S. Leopoldo über das Schuljahr 1926. São Leopoldo: Rotermund, 1927.
FRÄGER, Paul. Jahresbericht des Deutschen Evangelischen Lehrerseminars in S. Leopoldo über das Schuljahr 1928.
FRÄGER, Paul. Bericht des Deutschen Evangelischen Lehrerseminars in S. Leopoldo über das Schuljahr 1930. São Leopoldo, 1931.
FRANZMEYER, Hartmut. Bericht des Deutschen Evangelischen Lehrer-seminars (Seminário Evangélico), São Leopoldo, R. Gr. Do Sul, Brasilien über das Schuljahr 1933. São Leopoldo: Rotermund, 1934.
FRANZMEYER, Hartmut. Bericht über das Schuljahr 1934. São Leopoldo: Rotermund, 1935.
FRANZMEYER, Hartmut. Bericht über das Schuljahr 1935. São Leopoldo: Rotermund, 1936.
FRANZMEYER, Alderich. Bericht über dies Schuljahre 1936-1938. São Leopoldo: Rotermund, 1938.
GENETE, G. Paratextos Editorias. Tradução de Álvaro Faleiros Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso e fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HOLDER, Gottlob. Deutschen Evangelischen Lehrerseminars S. Leopoldo (Rio Grande do Sul): Jahresbericht über das Schuljahr 1931. São Leopoldo: Rotermund, 1932.
HOLDER, Gottlob. Deutschen Evangelischen Lehrerseminars S. Leopoldo (Rio Grande do Sul): Jahresbericht über das Schuljahr 1932. São Leopoldo: Rotermund, 1933.
KULESZA, Wojciech Andrzej. O currículo da escola normal: feitio e tendências. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia, 2006, p. 3762-3772.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto No 4.276 de 9 de março de 1929. Regulamento do Ensino Normal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104897. Acesso em 30/01/2018.
SANTA CATARINA. Programa de Ensino da Escola Normal. Decreto n. 2.218 de 24 de outubro de 1928. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99202. Acesso em 30/01/2018.
ZEISBERG, M. (Org.). Geometrie für die mittleren Klassen höherer Schulen Teil 2, Frankfurt: Diesterweg, 1926.
WIESE, B.; MUHS, R.; TEICHMANN, O. Mathematisches Unterrischtswerk für Lehrerbildungsanstalten, II Abteilung, Band 1]. 3a ed. Breslau: Ferdinand Hirt em 1914.
WIESE, B.; MUHS, R.; TEICHMANN, O. Mathematisches Unterrischtswerk für Lehrerbildungsanstalten, II Abteilung, Band 1]. 4a. ed. Breslau: Ferdinand Hirt em 1915.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

SILVA, C. M. S. da . Saberes Geométricos na Formação de Professores Primários no Seminário Alemão de São Leopoldo (Dels): 1926-1939. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 2, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2018.v2.27364. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27364. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos