Efeito da prematuridade e do baixo peso ao nascer no desenvolvimento motor e nas oportunidades de estimulação do ambiente

Autores

  • Luanna Cristina Miranda Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daniela De Viveiros Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Elton Duarte Dantas Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Érica Cesário Defilipo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Alessa Sin Singer Brugiolo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Crescimento e Desenvolvimento, Ambiente

Resumo

O desenvolvimento infantil pode ser influenciado por fatores biológicos e ambientais, sendo necessárias medidas de avaliação e intervenção precoce. Estudo transversal, aprovado pelo CEP (63962617.9.0000.5147), que utilizou a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) para avaliar o desenvolvimento motor, o Affordances in the Home Environment for Motor Development-Infant Scale (AHEMD-IS) para avaliar as oportunidades de estimulação no domicílio, o questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) para classificar o nível econômico e o teste 2 para verificar a associação deste com as oportunidades do ambiente em lactentes aos 3 e 6 meses. Foram incluídos os nascidos vivos no Hospital Municipal de Governador Valadares e excluídos os lactentes com alterações que pudessem influenciar o desenvolvimento motor. Aos 3 e 6 meses foram avaliados 20 lactentes, sendo 55% e 50% do sexo masculino, 70% e 60% nascidos a termo e 80% e 85% com peso adequado ao nascer, respectivamente. Aos 3 meses, um participante apresentou atraso no desenvolvimento motor, 50% apresentaram oportunidades do ambiente menos que adequadas e não foi encontrada associação entre o nível econômico e as oportunidades do ambiente (p=0,069). Aos 6 meses, todos apresentaram desenvolvimento motor adequado, 40% apresentaram oportunidades do ambiente excelentes e houve associação entre o nível econômico e a dimensão do AHEMD-IS "brinquedos de motricidade grossa" (p=0,03). Houve maior concentração de participantes na classe C2 da ABEP (35% e 40%, aos 3 e 6 meses, respectivamente). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

MAGALHÃES, L. C. M.; GOMES, D. D. V.; MAGALHÃES, E. D. D.; DEFILIPO, Érica C.; BRUGIOLO, A. S. S. Efeito da prematuridade e do baixo peso ao nascer no desenvolvimento motor e nas oportunidades de estimulação do ambiente. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47777. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)