Monitoria da disciplina Desenvolvimento Neuropsicossesoriomotor e intervenção precoce

Autores/as

  • Alessa Sin Singer Brugiolo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thamires Gabriela Silva Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Pedro Henrique Faria Melquiades Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia, Saúde da Criança

Resumen

A disciplina Desenvolvimento Neuropsicossensoriomotor e Intervenção Precoce é
destinada aos alunos do curso de graduação em Fisioterapia e visa proporcionar
aos mesmos conhecimentos técnico-científicos sobre o desenvolvimento
neuropsicossensoriomotor de lactentes e crianças desde o nascimento até os
6 anos de idade necessários para avaliar adequadamente o lactente e a criança,
reconhecer e diferenciar o desenvolvimento típico e atípico, identificar atrasos
ou alterações no desenvolvimento e propor encaminhamento e estratégias de
tratamento fisioterapêutico para esta população de acordo com a faixa etária e as
alterações apresentadas. Objetivos: A monitoria da referida disciplina tem como
objetivos despertar nos monitores a vocação pela carreira do magistério; oferecer
aos monitores oportunidades de desenvolvimento de habilidades docentes;
aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos dos monitores com relação ao
conteúdo da disciplina e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, através
da interação entre os monitores, professora orientadora e os demais alunos.
Metodologia: Para alcançar estes objetivos, os monitores participam de aulas
teóricas e práticas, elaboram e ministram aulas, participam da elaboração e
correção de trabalhos e provas, além de disponibilizarem uma carga horária semanal
para esclarecimento das dúvidas dos alunos. É importante esclarecer que todas
as atividades desenvolvidas são supervisionadas pela professora orientadora, no
sentido de proporcionar aos monitores maior crescimento pessoal e profissional.
Resultados alcançados: A cada semestre 30 alunos se beneficiam com a presença
dos monitores em sala de aula e com as atividades desenvolvidas pelos mesmos.
Importância para a formação acadêmica dos discentes: Esta iniciativa é de grande
importância para o processo de formação pessoal e profissional, ampliando as
oportunidades dos discentes durante a graduação, principalmente no que se refere
ao interesse pela carreira docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-14

Cómo citar

BRUGIOLO, A. S. S.; SANTOS, T. G. S. .; MELQUIADES, P. H. F. . Monitoria da disciplina Desenvolvimento Neuropsicossesoriomotor e intervenção precoce. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47799. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a