Treinamento Profissional Acadêmico
Gestão e organização de um espaço de atenção à saúde
Palavras-chave:
Gestão em Saúde, Espaço Multiprofissional, Otimização de ServiçoResumo
Introdução: A Clínica Escola de Fisioterapia e o consultório da Farmácia Universitária
da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares (UFJF/GV)
foram institucionalizados com intuito de atender a demanda de disciplinas práticas e
de estágios dos cursos de Fisioterapia e Farmácia, respectivamente. Adicionalmente,
por meio dos serviços ofertados, esses espaços visam atender parte da necessidade
de saúde da comunidade de Governador Valadares - MG. Objetivos: Auxiliar na gestão
e organização burocrática da Clínica Escola, treinar estratégias de direcionamento
e orientação do público assistido no serviço e elaborar procedimentos operacionais
padrão (POPs). Metodologia: Até o momento, foi realizada a análise qualitativa e
quantitativa de 330 prontuários de pacientes atendidos de janeiro de 2017 a julho de
2019 na Clínica Escola de Fisioterapia. Tal análise foi realizada por meio da técnica
de análise temática, utilizando como categorias os dados pessoais, que incluem
informações sociodemográficas, e as informações relacionadas ao atendimento
propriamente dito e às condições de saúde dos pacientes. Resultados: Dos 330
prontuários de pacientes atendidos nas atividades de estágio da Clínica Escola
de Fisioterapia, 54% corresponde a pacientes do sexo feminino, 37% a solteiros e
36% relataram estarem empregados. A área de atendimento de traumato-ortopedia
apresentou maior número de atendimentos, correspondendo a 216 (65%), seguida
por 31 (9%) de pediatria e 24 (7%) de neurologia/adulto. Quanto ao número de
sessões, 93 (28%) pacientes realizaram até 10 sessões, 121 (36%) pacientes
realizaram de 11 a 20 sessões, 87 (26%) pacientes foram atendidos em mais de 20
sessões e os demais (8%) não tiveram o número de atendimentos contabilizados. A
variação dos dados se dá, provavelmente, pela diversidade de condições atendidas, que culmina em maior heterogeneidade dos pacientes assistidos. Importância:
O espaço representa um rico cenário para o treinamento de competências de
gestão e organização de um espaço multiprofissional de atenção à saúde. Assim,
além de aprimorar o funcionamento dos referidos espaços de atenção à saúde, o
treinamento profissional permite o desenvolvimento e crescimento profissional e
pessoal, dos discentes envolvidos, com impacto positivo na formação acadêmica e,
futuramente, na inserção destes no mercado de trabalho.
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