Experiências interprofissionais em saúde
resultados do planejamento estratégico situacional na Estratégia Saúde da Família do bairro Jardim do Trevo.
Palabras clave:
Planejamento Estratégico Situacional, Pet-Saúde Interprofissionalidade, Integração ensino-serviço-comunidadeResumen
Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as primeiras atividades
desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária em Saúde e os resultados preliminares
alcançados até a presente data no programa PET Saúde Interprofissionalidade
- 2019/2021. Metodologia: Trata-se de um relato das experiências vivenciadas
na Estratégia de Saúde da Família do bairro Jardim do Trevo em Governador
Valadares. O grupo de trabalho foi constituído por profissionais de diferentes áreas:
odontologia, assistência social, medicina e fisioterapia. Resultados Alcançados: Em
abril de 2019, participamos da primeira atividade - o Fórum de Contextualização
PET-Saúde Interprofissionalidade e 1o Ciclo Integrador - onde desenvolveu-se uma
dinâmica em grupos de discussões sobre a importância da interprofissionalidade
e como poderíamos alcança-la. De maio a agosto realizamos o (re) conhecimento
da ESF Jardim do Trevo, em diferentes cenários - tais como: acompanhamento
de atendimentos e consultas na unidade, sala de espera, visitas domiciliares,
participação nas reuniões de Conselho Local e de Matriciamento. Em agosto de 2019
realizamos o 2o Ciclo Integrador e o tema abordado foi o Planejamento Estratégico
Situacional (PES). De setembro a outubro construímos o PES de acordo com a
realidade em que atuamos. O principal problema pontuado pelo grupo foi a falta de
adesão dos usuários às atividades da unidade, com falta as consultas agendadas e
não participação nos grupos operativos. As causas relacionadas a esse problema
foram: falta de conhecimento sobre os serviços ofertados pela ESF, falta de vínculo
com a equipe e difícil acesso à unidade devido a sua localização geográfica. Com
base nesses resultados, foram planejadas intervenções para aumentar a adesão
da população, com atividades de educação em saúde. Conclusão: Percebemos
a interprofissionalidade como processo compartilhado e interativo, visando à
melhoria da colaboração e da qualidade da atenção à saúde. Dessa forma, percebe-
se a necessidade de mudanças no processo de formação e modelo de atenção à
saúde, para que haja efetivo trabalho em equipe e práticas colaborativas com foco
nos usuários, aumentando a resolutividade e fortalecimento do SUS.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Mabel Miluska Suca Salas, Alessa Sin Singer Brugiolo, Valéria de Oliveira, Alessandra Amorim Martins Ferradeira, Larissa da Silva Araújo, Renato Mendes Gomes de Oliveira, Bruna Chárin da Silva Sarmento

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).