AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE CIRURGIÕES DENTISTAS E ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA AOS PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Rafaela Caires Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Larissa da Silva Araújo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Manuela Lima Barros de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Fernanda Mombrini Pigatti Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Pedro Henrique Berbert de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rafael Binato Junqueira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Eliana Dantas da Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Kivanç kamburoğlu Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Francielle Silvestre Verner Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Radiologia Odontológica, Biossegurança, COVID-19

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe desafios ao sistema de saúde mundial, incluindo a prática de radiologia oral e maxilofacial. Logo, diante deste cenário, tornou-se crucial examinar as diretrizes de rotina sobre medidas de prevenção e controle de infecção em radiologia oral para reduzir a infecção cruzada e proteger os profissionais praticantes. O objetivo no presente estudo foi avaliar a adesão de Cirurgiões-Dentistas e estudantes de Odontologia ao controle de infecção em Radiologia Odontológica frente à pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa observacional de carátertransversal. Foram incluídos indivíduos que estivessem realizando exames radiográficos intrabucais durante a pandemia da COVID-19, no período de setembro de 2020 a abril de 2021. Foi utilizado o Questionário de Controle de Infecção em Radiologia Oral (QICOR), validado, onde foram abordadas questões dentro de alguns domínios, como dados demográficos, higiene das mãos, luvas, vestimenta, acessórios, receptores radiográficos, proteção/desinfecção do equipamento, sobre-luvas, sobre-luvas, sistema radiográfico digital, limpeza e desinfecção. A aplicação desse questionário foi realizada de forma virtual utilizando o Google Forms e após concordância do TCLE pelos participantes. Foram recrutados participantes de todos os continentes. Para a análise estatística foi utilizada a análise descritiva, regressão binária simples e regressão binária múltipla (5%). Foram identificadas 582 respostas válidas, sendo 391 de participantes do gênero feminino, 190 do masculino, e 1 de outro gênero. A mediana da idade dos estudantes de Odontologia foi correspondente a 22 anos. Por outro lado, os cirurgiões-dentistas apresentaram 36 anos como mediana da idade. 68,73% da amostra era do continente americano, 18,90% do europeu, e 12,37% do asiático. A mediana da adesão aos protocolos de controle de infecção foi de 94 pontos para estudantes de Odontologia e de 104 pontos para cirurgiões-dentistas, e indivíduos com pontuação abaixo da mediana foram considerados com baixa adesão aos protocolos de biossegurança em Radiologia Odontológica. Dessa forma, constatou-se que no continente americano 53,0% da amostra de cirurgiões-dentistas ficou abaixo da mediana. Já no continente asiático foi de 26,9%, e no europeu 34,0% da amostra de cirurgiões-dentistas ficou abaixo da mediana. Os estudantes de Odontologia (44,56%) apresentaram-se menos adeptos aos protocolos de biossegurança do que os Cirurgiões-Dentistas (43,44%). A presença de comorbidades não interferiu nos resultados. Conclui-se que, mesmo mediante à pandemia da COVID-19, é baixa a adesão aos protocolos de biossegurança em Radiologia Odontológica. Sugere-se que os resultados auxiliem na conscientização de estudantes e profissionais, uma vez que procedimentos de Radiologia Odontológica apresentam potencial de transmissão do Sars-CoV-2. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-21

Como Citar

SANTOS, R. C. .; ARAÚJO, L. da S. .; OLIVEIRA, M. L. B. de .; PIGATTI, F. M. .; CARVALHO, P. H. B. de .; JUNQUEIRA, R. B. .; COSTA, E. D. da .; KAMBUROĞLU, K. .; VERNER, F. S. . AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE CIRURGIÕES DENTISTAS E ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA AOS PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48676. Acesso em: 21 jun. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>