Processo de Referência e Contrarreferência na Saúde Bucal

Ações Direcionadas ao Usuário

Autores/as

  • Mabel Miluska Suca Salas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Valéria de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Desirée Almeida Sausmikat Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thayse Mayra Chaves Ramos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sarah dos Santos Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Integralidade

Resumen

Beneficiários da Ação. O foco do projeto são os usuários atendidos no centro de Especialidades Odontológicas, Unidades de Atenção Primária de Saúde e espaços adstritos à ESFs de Governador Valadares, MG. Objetivo. Dar continuidade às ações do programa PET SAUDE, realizando atividades informativas e de educação em saúde bucal em usuários atendidos na atenção secundária (CEO) no município de Governador Valadares. Promovendo a compreensão do fluxo da rede de atenção em saúde. Metodologia. O projeto está sendo desenvolvido desde outubro de 2018 com previsão de término para 2020. As atividades desenvolvidas nestes cenários, visavam atender a demanda dos pacientes das ESFs, e incluíram ações educativas/preventivas em programa de saúde com escolares, abordando diversas temáticas e com os públicos específicos. Resultados alcançados. Dados preliminares do programa do PET Saúde, indicaram uma falta de envolvimento dos usuários nas atividades realizadas no CEO e nas ESFs a respeito do processo de referência e contrarreferência, fundamentais para o alcance da integralidade. Atualmente são atendidos no CEO por mês cerca de 400 usuários em diferentes especialidades. Os espaços de referência foram as creches, ESFs, onde realizamos atividades de educação em saúde com 530 usuários e elaboramos banners explicativos sobre o fluxo de referência e contrarreferência a serem trabalhados na sala de espera do Centro de Especialidades Odontológicas bem como em Estratégias de Saúde da Família detectadas como cenários ainda pouco explorados. Até o presente momento, as atividades obtiveram resultados satisfatórios e de grande interesse por considerável parte dos usuários, entretanto é possível observar eventuais limitações. Em relação às atividades de educação em saúde, especificamente, observa-se excelente participação da população escolar. O projeto até agosto de 2019 alcançou ao todo 680 usuários. Conclusão. Houve o fortalecimento da integração entre serviço e ensino, promovendo a continuidade de ações iniciadas no PET-Saúde fomentando a extensão do ensino, facilitando, o alcance da união na tríade, ensino-pesquisa-extensão.

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Publicado

2025-05-20

Cómo citar

SALAS, M. M. S. .; OLIVEIRA, V. de .; SAUSMIKAT, D. A. .; RAMOS, T. M. C. .; BARBOSA, S. dos S. . Processo de Referência e Contrarreferência na Saúde Bucal: Ações Direcionadas ao Usuário. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48172. Acesso em: 5 dic. 2025.

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