Papel da Monitoria de Endodontia I na formação acadêmica da atuação do monitor aos benefícios do aluno

Autores

  • Bernardo César Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mariane F.L.S. Lacerda Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rafael Binato Junqueira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Isabelle Torres Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Filipe Costa Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Christian Anderssen
  • Luany Tavares Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Aprendizagem, Formação, Monitoria

Resumo

Introdução: A importância da monitoria no ensino superior excede o caráter de
obtenção de um título, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do monitor,
seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação
interpessoal de troca de conhecimentos entre os professores da disciplina e o
aluno monitor. Objetivo: desenvolver e estimular o aluno para a vida acadêmica;
estabelecer melhor relação professor-aluno; desenvolver a destreza manual para
instrumentação e obturação de canais; ser capaz de preparar e apresentar aulas
e trabalhos acadêmicos sob orientação do professor; proporcionar um melhor
aproveitamento acadêmico e integração com o Núcleo. Metodologia: Os monitores
são selecionados, mediante prova escrita de conhecimentos que versem sobre
pontos do programa da disciplina, e disponibilidade de 12 horas semanais para
desenvolvimento das atividades previstas no programa sem, no entanto, prejudicar
o cumprimento de suas atividades regulares. O aluno deve ter cursado previamente
os créditos da disciplina teórica e prática para poder participar da seleção. Em caso
de empate, o critério utilizado é a nota obtida na disciplina previamente cursada.
Após o processo, os monitores participam das aulas laboratoriais, auxiliando
os professores na orientação dos procedimentos. Resultados alcançados: é
extremamente necessária a presença dos monitores, considerando que os alunos
monitorados encontram dificuldades com acentuada frequência e cada dificuldade
paralisa o trabalho, exigindo uma orientação individual, já que cada elemento
dentário apresenta suas particularidades. Com a presença dos monitores, o
aluno monitorado se beneficia com a diminuição da morosidade no atendimento,
amenizando estresse, insegurança e em consequência alcança-se maior motivação à disciplina. Importância para a formação acadêmica dos discentes: ser monitor
de Endodontia I proporciona uma experiência de grande importância na formação
acadêmica dos futuros profissionais, visto que essa prática desperta e estimula a
vocação para a vida acadêmica e ainda possibilita aprofundar os conhecimentos na
Endodontia em função da diversificação da anatomia interna e externa dos dentes
utilizados no treinamento prático, bem como aperfeiçoar suas habilidades manuais
na Endodontia, enquanto ensina e demonstra ao aluno. Conclusão: a prática da
monitoria de Endodontia I demonstra aspectos positivos para o discente-monitor,
bem como, para os discentes e docente-supervisor.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

COSTA, B. C.; LACERDA, M. F. .; JUNQUEIRA, R. B.; TORRES, I. .; ALMEIDA, F. C.; ANDERSSEN, C. .; TAVARES, L. . Papel da Monitoria de Endodontia I na formação acadêmica da atuação do monitor aos benefícios do aluno. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47758. Acesso em: 5 dez. 2025.

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