RETENTORES INTRARADICULARES FRESADOS: ESCANEAMENTO DO MOLDE EM POLIVINILSILOXANO OU EM RESINA ACRÍLICA AUTOPOLIMERIZÁVEL?
Palavras-chave:
CAD/CAM, Tomografia Computadorizada Cone Bean, Técnica de Pino e Núcleo, Materiais DentáriosResumo
Introdução: A utilização da tecnologia CAD/CAM para a obtenção de retentores intrarradiculares customizados tem se tornado comum na Odontologia. O modelo virtual do retentor intrarradicular é construído digitalmente com os dados obtidos através de técnicas, diretas ou indiretas, de escaneamento do canal radicular. Objetivo: Comparar a acurácia da técnica de modelagem com resina acrílica com a técnica de moldagem com polivinilsiloxano para obtenção de modelos digitais para a fabricação de pinos fresados. Metodologia: Foi selecionado um dente bovino, o qual foi tratado endodonticamente, deixando-se um espaço para pino (EP) de 15 mm. O espécime foi incluído em resina acrílica e passou por um processo de fragilização radicular. Foi feita uma tomografia computadorizada de feixe cônico e, através doprograma ITKSNAP (versão 3.8.0) foi calculado o volume da área do espaço para pino. O EP foi moldado 10 vezes com polivinilsiloxano (grupo PVS) e 10 vezes com resina acrílica autopolimerizável (grupo RAA). Esses moldes foram escaneados através de um escâner de bancada e os dados obtidos foram importados para o programa MesLab (versão 2016.12) no qual foram calculados os volumes dos pinos. Para se determinar a fidelidade das amostras em relação ao EP, foi utilizado o teste T para uma amostra e para comparar os grupos entre si, o teste T para amostras independentes. Também foi feita a análise das medidas de dispersão, variância e desvio padrão para se determinar a precisão de cada grupo. O nível de significância estabelecido foi P˂0.05. Resultados: A média e o desvio padrão do volume do espaço para pino foi 84,11 ± 0,15mm3. A média e o desvio padrão do grupo RAA foi 78,7 ± 2,33 e 86,2 ± 2,08 para o grupo PVS. A variância da amostra RAA foi de 5,42 e da PVS foi de 4,32. Ao comparar cada grupo com a média do volume do EP, para o grupo RAA, p˂ 0,001 e para o grupo PVS, p=0,011. Ao comparar os grupos entre si, p˂0,001. Conclusão: A técnica de escaneamento do molde em polivinilsiloxano se mostrou mais acurada que o escaneamento do molde em resina acrílica autopolimerizável, apesar de ambas apresentarem distorção em relação ao volume do espaço para pino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Belizane das Graças Oliveira Maia, Manuela Lima Barros de Oliveira, Rodrigo Furtado de Carvalho, Rafael Binato Junqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).