RETENTORES INTRARADICULARES FRESADOS: ESCANEAMENTO DO MOLDE EM POLIVINILSILOXANO OU EM RESINA ACRÍLICA AUTOPOLIMERIZÁVEL?

Autores

  • Belizane das Graças Oliveira Maia Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Manuela Lima Barros de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rodrigo Furtado de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rafael Binato Junqueira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

CAD/CAM, Tomografia Computadorizada Cone Bean, Técnica de Pino e Núcleo, Materiais Dentários

Resumo

Introdução: A utilização da tecnologia CAD/CAM para a obtenção de retentores intrarradiculares customizados tem se tornado comum na Odontologia. O modelo virtual do retentor intrarradicular é construído digitalmente com os dados obtidos através de técnicas, diretas ou indiretas, de escaneamento do canal radicular. Objetivo: Comparar a acurácia da técnica de modelagem com resina acrílica com a técnica de moldagem com polivinilsiloxano para obtenção de modelos digitais para a fabricação de pinos fresados. Metodologia: Foi selecionado um dente bovino, o qual foi tratado endodonticamente, deixando-se um espaço para pino (EP) de 15 mm. O espécime foi incluído em resina acrílica e passou por um processo de fragilização radicular. Foi feita uma tomografia computadorizada de feixe cônico e, através doprograma ITKSNAP (versão 3.8.0) foi calculado o volume da área do espaço para pino. O EP foi moldado 10 vezes com polivinilsiloxano (grupo PVS) e 10 vezes com resina acrílica autopolimerizável (grupo RAA). Esses moldes foram escaneados através de um escâner de bancada e os dados obtidos foram importados para o programa MesLab (versão 2016.12) no qual foram calculados os volumes dos pinos. Para se determinar a fidelidade das amostras em relação ao EP, foi utilizado o teste T para uma amostra e para comparar os grupos entre si, o teste T para amostras independentes. Também foi feita a análise das medidas de dispersão, variância e desvio padrão para se determinar a precisão de cada grupo. O nível de significância estabelecido foi P˂0.05. Resultados: A média e o desvio padrão do volume do espaço para pino foi 84,11 ± 0,15mm3. A média e o desvio padrão do grupo RAA foi 78,7 ± 2,33 e 86,2 ± 2,08 para o grupo PVS. A variância da amostra RAA foi de 5,42 e da PVS foi de 4,32. Ao comparar cada grupo com a média do volume do EP, para o grupo RAA, p˂ 0,001 e para o grupo PVS, p=0,011. Ao comparar os grupos entre si, p˂0,001. Conclusão: A técnica de escaneamento do molde em polivinilsiloxano se mostrou mais acurada que o escaneamento do molde em resina acrílica autopolimerizável, apesar de ambas apresentarem distorção em relação ao volume do espaço para pino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-21

Como Citar

MAIA, B. das G. O. .; OLIVEIRA, M. L. B. de .; CARVALHO, R. F. de .; JUNQUEIRA, R. B. . RETENTORES INTRARADICULARES FRESADOS: ESCANEAMENTO DO MOLDE EM POLIVINILSILOXANO OU EM RESINA ACRÍLICA AUTOPOLIMERIZÁVEL?. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48737. Acesso em: 21 jun. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>