Capacitação em microbiologia clínica
Palavras-chave:
Treinamento Profissional, Microbiologia Clínica, AprendizadoResumo
O treinamento profissional em Microbiologia Clínica teve como objetivo a capacitação em procedimentos rotineiros utilizados em um laboratório de microbiologia, tais como: preparação de meio de cultura, esterilização de materiais (por autoclave ou filtração), destino correto de resíduos em serviços de saúde. Além disso, o discente teve oportunidade de preparar lâminas com coloração, executar técnicas de identificação de microrganismos e testes de suscetibilidade a antimicrobianos. Os microrganismos estudados no treinamento profissional foram Candida albicans, Cryptococcus neoformans, Cryptococcus gattii e Staphylococcus aureus. Os métodos utilizados para caracterizar cada uma destas espécies relatadas são variados, podendo ter destaque as seguintes: microscopia ótica, provas bioquímicas e cultivo em meios seletivos e/ou diferenciais. A avaliação in vitro da eficácia terapêutica dos antimicrobianos é padronizada por orgãos de referência (CLSI ou EUCAST). Dessa forma, foram realizados testes de microdiluição em caldo, que permitem estimar a Concentração Inibitória Mínima (CIM), e também ensaios pelo método de discodifusão. O treinamento profissional "Capacitação em Microbiologia Clínica" proporcionou a formação profissional do discente a possibilidade de conhecer mais de perto a morfofisiologia de microrganismos e os testes de suscetibilidade aos antimicrobianos. Além disso, foi de suma importância o aprendizado e as habilidades adquiridas em manuseio de equipamentos e utensílios importantes para um profissional farmacêutico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Henrique Mól Baiao, Gabriella Freitas Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).