ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DAS FOLHAS DE XYLOSMA PROCKIA (TURCZ.) TURCZ. (SALICACEAE) E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA IN VITRO FRENTE A LINHAGENS DE CRYPTOCOCCUS SPP

Autores

  • Maiara Rodrigues Salvador Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Guilherme Fernando da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mônica Maria de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mariany Costa Folly Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gaston Ezequiel Siless Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gabriela Myriam Cabrera Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gabriella Freitas Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sandra Bertelli Ribeiro de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Karen Luise Lang Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Cryptococcus ssp, Compostos bioativos, Citotoxicidade, Atividade Antifúngica, Xylosma prockia

Resumo

A incidência de infecções fúngicas tem apresentado crescimento substancial nas últimas décadas devido, principalmente, ao aumento da população imunocomprometida. As espécies de Cryptococcus spp. são responsáveis por importantes infecções sistêmicas e apresentam estimativa global de milhões de novos casos por ano. As atuais opções terapêuticas são limitadas e os tratamentos demorados, podendo apresentar restrito espectro de ação e alta toxicidade ao paciente, o que torna a procura por novos agentes terapêuticos um importante passo para melhoria dos tratamentos. Entre as estratégias para o desenvolvimento de novos agentes antifúngicos, a identificação de substâncias bioativas presentes em produtos naturais tem grande importância devido à grande variabilidade química, que serve de inspiração na busca por novos fármacos. Estudos anteriores em parceria com o Laboratório de Microbiologia da UFJF/GV observaram promissora atividade antifúngica para as frações polares das folhas de Xylosma prockia, frente a linhagens de Cryptococcus spp. Xylosma prockia, popularmente conhecida como espinho-de- agulha, é uma planta nativa do Brasil e que apresenta escassos estudos a respeito de sua composição química e potencial biológico. No presente trabalho foi realizada a caracterização da fração acetato de etila (FAE), a fim de tentar identificar as substâncias responsáveis pela potencial atividade antifúngica observada anteriormente. Para isso a FAE, obtida das folhas de X. prockia, foi fracionada dando origem a subfração FB3. Ambas (FAE e FB3) foram caracterizadas por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas (CLAE/EM). As substâncias presentes em FB3 foram isoladas por cromatografia preparativa utilizando cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE) e caracterizadas por meio de experimentos de espectrometria de massas e espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN). A FAE e a subfração FB3 foram avaliadas quanto à atividade antifúngica e citotoxicidade frente a macrófagos murinos 264.7 e J774A.1. A caracterização permitiu identificar a presença majoritária de glicosídeos fenólicos na composição de FAE, sendo importante ressaltar a identificação de substâncias inéditas na literatura. A subfração FB3 é composta por uma mistura de isômeros geométricos e de posição, sendo que quatro foram isolados e caracterizados: E-cumaroil-6’-O-β-D-glicosideo-4-oxo-2-ciclopentenilmetila (1); E-cumaroil-6’-O-β-D-glicosideo-2-oxo-3-ciclopentenilmetila (2 e 3) e Z-cumaroil-6’-O-β-D-glicosideo-2-oxo-3-ciclopentenilmetila (4). Tanto a FAE como a mistura de isômeros (FB3) apresentaram potente atividade antifúngica frente a linhagens de Cryptococcus spp., com certa citotoxicidade em alguns experimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-21

Como Citar

SALVADOR, M. R. .; SILVA, G. F. da .; ALMEIDA, M. M. de .; FOLLY, M. C. .; SILESS, G. E. .; CABRERA, G. M. .; FERREIRA, G. F. .; CASTRO, S. B. R. de .; LANG, K. L. ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DAS FOLHAS DE XYLOSMA PROCKIA (TURCZ.) TURCZ. (SALICACEAE) E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA IN VITRO FRENTE A LINHAGENS DE CRYPTOCOCCUS SPP. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48735. Acesso em: 21 jun. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>