Representações sociais de estudantes de Psicologia sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31164

Palavras-chave:

Terapia cognitivo-comportamental, Formação do psicólogo, Representação social

Resumo

O estudo investigou as representações sociais de estudantes de Psicologia acerca da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Os 196 estudantes indicaram de três a cinco palavras que lhes vinham à mente ao pensarem sobre a TCC. Os resultados foram tratados no Software Evoc e distribuídos em quatro quadrantes em ordem de expressividade: 1) comportamentos, crenças e reforço; 2) pensamentos; 3) emoção, objetiva, cognição, curto-prazo, científica e testes; 4) técnica, tarefas e mudanças. O pensamento social dos estudantes é consonante com a estrutura base da teoria e os resultados contribuem para o entendimento da TCC na formação em Psicologia.

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Publicado

2021-12-15