Desenvolvimento e evidências de validade da Escala de Percepção das Práticas Docentes

Autores

  • Mayra Antonelli Ponti Universidade de São Paulo
  • Rosana Suemi Tokumaru Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patricia Ferreira Monticelli Universidade de São Paulo
  • Teresa Vilaça Universidade do Minho
  • Patricio Costa Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.29037

Palavras-chave:

Avaliação pedagógica, Validade do teste, Atitudes do professor, Atividade pedagógica, Interação professor-aluno

Resumo

Práticas docentes personalizadas podem melhorar o desempenho escolar de estudantes. No entanto, não encontramos instrumentos específicos para avaliar estas práticas no contexto brasileiro. O objetivo deste estudo foi construir e apresentar evidências de validade da Escala de Percepção das Práticas Docentes (EPPD). Foram elaborados 25 itens avaliados por 11 juízes. A escala resultante com 17 itens foi aplicada a 477 professores, via formulário online. As análises fatoriais identificaram duas dimensões: Grupo (α = 0,79) reflete as práticas docentes dirigidas à turma; Personalização (α = 0,88) refere-se as práticas docentes dirigidas ao estudante individualmente, que explicaram 48,6% da variância. Os docentes apresentaram mais práticas para o grupo do que personalizadas. 

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Dossiê Temático Engajamento Escolar