Sobre a Revista

Foco e Escopo

Psicologia em Pesquisa é um periódico  do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem como público-alvo pesquisadores, docentes e profissionais de psicologia e demais áreas correlatas.  A partir de 2021, a revista adotou o sistema rolling pass ou fluxo contínuo.

Seu objetivo principal é promover a produção e a divulgação do conhecimento científico no campo da Psicologia e de suas áreas afins. Para tanto, publica artigos originais e inéditos que relatam os resultados de pesquisas empíricas ou teóricas, que sejam originais e inéditos e tenham relevância para Psicologia e suas áreas correlatas. Os manuscritos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores; as opiniões e julgamentos neles contidos não expressam necessariamente as da Comissão Editorial.

e-ISSN: 1982-1247 | Área do conhecimento: Psicologia | Qualis: A4 (Quadriênio 2021-2024)

Temas de Publicação

Desde 2017, a revista publica artigos a partir de três áreas específicas, de acordo com a descrição abaixo:

Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos:  artigos na área de Psicologia do Desenvolvimento que investiguem ou discutam as múltiplas variáveis associadas ao desenvolvimento humano ao longo do curso da vida, sejam elas cognitivas, afetivas, sociais e/ou biológicas. Artigos na área de Psicologia Escolar  que investiguem e discutam  os processos educacionais formais e informais. 

Processos Psicossociais em Saúde: artigos nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde ou Psicologia Social que investigam e compreendem a relação entre indivíduos ou grupos em diversos temas relacionados aos aspectos psicossociais no contexto da saúde. 

História e Filosofia da Psicologia: artigos de investigação teórico-conceitual sobre os fundamentos históricos e filosóficos da psicologia, no contexto fornecido pela história das ideias, história da ciência, filosofia da ciência, filosofia da mente e fenomenologia, bem como pelas intersecções possíveis entre essas diferentes disciplinas e tradições filosóficas. 

Indexações

PEPSIC, LILACS, DOAJ, LATINDEX, PSI PERIÓDICOS, Diadorim, Portal Periódico CAPES, Periódico de Minas, Sumários.org, Google Acadêmico, Livre, REDIB.

Processo de Avaliação por Pares

Com a meta de assegurar uma avaliação imparcial e promover o intercâmbio entre os autores e seus pares, todos os manuscritos submetidos à Psicologia em Pesquisa são avaliados segundo um processo de revisão por pares duplo-cega, seguindo as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE) em todos os aspectos éticos, em especial quanto a casos de má conduta e de plágio em publicações acadêmicas. 

Existem três possibilidades de pareceres: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulação; c) recusa integral. Os autores serão notificados sobre a aceitação ou a recusa de seus textos.

Periodicidade

Fluxo contínuo

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista atende à definição de acesso aberto do DOAJ e de Licenciamento do Creative Commons 4.0, do tipo CC BY. O presente licenciamento autoriza o acesso, download, cópia, impressão, compartilhamento, reutilização e distribuição dos artigos, exclusivamente para fins não comerciais, desde que haja a devida citação dos autores e a atribuição dos créditos autorais à revista. A revista estimula a divulgação em sites e redes sociais científicas e pessoais, desde que atendidos os critérios de direitos autorais e de citação. 

https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

Termos de Direitos Autorais

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Psicologia em Pesquisa. A reprodução integral dos artigos desta revista em outras publicações ou para qualquer outra finalidade está condicionada à autorização por escrito do Editor. Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos deste periódico (partes do texto que excederem 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão obter a permissão escrita do(s) autor(es).

Política Antiplágio

Todos os artigos que recebem recomendação de publicação passam pelo programa iThenticate de detecção de plágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e, caso utilizem artigos de outros autores, que estes sejam devidamente citados e referenciados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referentes a possíveis não conformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Taxa de Publicação

Neste periódico não há cobrança financeira para submissão ou publicação.

Fontes de Apoio

Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFJF