Psicología, asistencia y educación de excepcionales en periódicos de Barbacena (1962-1978)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.37836

Palabras clave:

Historia de la Psicología, Psicología, Educación, excepcional, ajustamiento

Resumen

Esta investigación documental describe la relación entre Psicología y Educación en la Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais entre 1962 y 1978 a partir de periódicos locales. Los documentos caracterizan la organización administrativo-financiera y las actividades cotidianas de la entidad. La asociación tenía como objetivo ofrecer asistencia médica, psicológica y pedagógica a excepcionales de Barbacena y de sus alrededores. El directorio mantenía contacto con especialistas e instituciones brasileñas y extranjeras. En ella, la Psicología fue entendida como una ciencia útil para promover el ajuste e integración de las personas excepcionales, cuando se aplica con fines diagnósticos, terapéuticos y orientativo-formativos. Este artículo contribuye con la producción historiográfica sobre la Psicología brasileña.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Antunes, M. A. M. (2006). A consolidação da psicologia no Brasil (1930-1962): Sistematização de dados e algumas aproximações analíticas. Psicologia da Educação, 22, 79-94. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752006000100005

Antunes, M. A. M. (2012). A Psicologia no Brasil: Leitura histórica sobre sua constituição. (5ª. ed). Educ.

Barbosa, D. R. (2012). Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(num. esp.), 104-123. https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000500008

Barros, J. A. (2021). Sobre o uso dos jornais como fontes históricas – uma síntese metodológica. Revista Portuguesa de História, 52, 397-419. https://doi.org/10.14195/0870-4147_52_17

Batista, R. L. L. (2021). Para educar a juventude: institucionalização e circulação de um projeto de Psicologia da Educação entre institutos salesianos de Itália e Brasil (1938-1959) [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais].

Batista, R. L. L., Machado, M. N. M., & Gerken, C. H. S. (2015). A construção discursiva da autoridade e do saber salesianos no jornal Diário do Comércio de São João del-Rei em meados do século XX. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 28, 145-170. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6462

Borges, A. A. P., & Campos, R. H. F. (2018). A escolarização de alunos com deficiência em Minas Gerais: das classes especiais à educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(ed. esp.), 69-84. https://doi.org/10.1590/S1413-65382418 000400006

Caetano, R. D. G. S. (2008). Barbacena: a cidade e o jogo político nas páginas dos jornais [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Juiz de Fora].

Campos, R. H. F., & Nepomuceno, D. M. (2011). O funcionalismo europeu: Claparède e Piaget em Genebra e as repercussões de suas ideias no Brasil. In A. M. Jacó-Vilela, A. A. Leal Ferreira, & F. Portugal (Orgs.), História da Psicologia: Rumos e percursos (pp. 243-264). Nau.

Cara, B. S., Delmondes, G., Batista, R. L. L., & Miranda, R. L. (2018). Universidade e Psicologia no Diário da Serra: Alguns apontamentos para uma história da psicologia em Campo Grande. In A. M. Jacó-Vilela, F. Degani-Carneiro, & J. H. Q. Araújo (Orgs.), Clio-Psyché – Saberes psi: novos sujeitos, outras histórias (pp. 83-93). Juruá.

Castro, A. C., Castro, A. G., Josephson, S. C., & Jacó-Vilela, A. M. (2005). Medir, classificar e diferenciar. In A. M. Jacó-Vilela, A. A., Leal Ferreira, & F. Portugal (Orgs.), História da Psicologia: Rumos e percursos (pp. 265-290). Nau.

Cidade de Barbacena (1963, 10 de março). Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais [Reportagem]. Cidade de Barbacena, s.ed., s.p.

Cidade de Barbacena (1964, 26 de agosto). Semana Nacional da Criança Retardada: 21 a 28 de agosto [Reportagem]. Cidade de Barbacena, s.ed., s.p.

Cidade de Barbacena (1967, 31 de agosto). Pelos excepcionais [Reportagem]. Cidade de Barbacena, 6663, s.p.

Cidade de Barbacena (1967, 11 de novembro). Apelo aos homens de boa vontade: Ajudem o retardado mental [Informe publicitário]. Cidade de Barbacena, s.ed., s.p.

Cidade de Barbacena (1971, 05 de fevereiro). Professores para alunos especiais [Reportagem]. Cidade de Barbacena, s.ed., s.p.

Cidade de Barbacena (1975, 22 de fevereiro). Abae – Convocação [Informe publicitário]. Cidade de Barbacena, s.ed., 2.

Cidade de Barbacena (1975, 08 de março). Ex-aluno da Abae integra-se ao comércio local [Reportagem]. Cidade de Barbacena, 09/75, 1.

Cidade de Barbacena (1975, 23 de agosto). Abae, uma escola que luta pelo excepcional [Reportagem]. Cidade de Barbacena, 33/75, 1.

Correio da Serra (1975, 15 de março). Convocação [Informe publicitário]. Correio da Serra, s.ed., 4.

Correio da Serra (1978, 22 de junho). Excepcionais terão melhor tratamento [Reportagem]. Correio da Serra, 1248, 1.

Correio Mineiro (1962, 18 de agosto). Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais [Reportagem]. Correio Mineiro, s.ed., 1.

Correio Mineiro (1963, 15 de setembro). Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais [Reportagem]. Correio Mineiro, s.ed., s.p.

Correio Mineiro (1964, 21 de novembro). Jornada Educacional de Barbacena [Reportagem]. Correio Mineiro, 36, 3.

Decreto n° 48.961 de 22 de setembro de 1960. (1960). Institui a Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais. Presidência da República. https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/83098-institui-a-campanha-nacional-de-educauuo-e-reabilitauuo-de-deficientes-mentais.html.

Decreto n° 72.425 de 04 de julho de 1973. (1973). Cria o Centro Nacional de Educação Especial e dá outras providências. Presidência da República. https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/61174-cria-o-centro-nacional-de-educauuo-especial-cenesp-e-da-outras-providencias.html.

Domingues, S. (2011). O conceito de excepcional na obra de Helena Antipoff: diagnóstico, intervenções e suas relações com a Educação Inclusiva [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais].

Drumond, A. C. (2015). A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena e o atendimento às pessoas com Síndrome de Down (1962-1976): Diálogos com pestalozzianos [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais].

Gregolin, M. R. (2007). Análise do discurso e mídia: A (re)produção de identidades. Comunicação, Mídia e Consumo, 4(11), 11-25. https://doi.org/10.18568/cmc.v4i11.105

Jannuzzi, G. M., & Caiado, K. R. M. (2013). APAE: 1954 a 2011 – Algumas reflexões. Autores Associados.

Lei n° 2.610 de 08 de janeiro de 1962. (1962). Contém o Código do Ensino Primário. Governadoria do Estado de Minas Gerais. https://leisestaduais.com.br/mg/lei-ordinaria-n-2610-1962-minas-gerais-contem-o-codigo-do-ensino-primario

Lei n° 4.024 de 20 de dezembro de 1961. (1961). Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm.

Lei n° 4.119 de 27 de agosto de 1962. (1962). Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamentação a profissão de psicólogo. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4119.htm

Lei n° 5.692 de 11 de agosto de 1971. (1971). Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm.

Lei n° 13.146 de 6 de julho de 2015. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Lourenço, E. (2011). Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais – 1939- Sociedade Pestalozzi – 1932-1939. In A. M. Jacó-Vilela (Coord.), Dicionário histórico de instituições de Psicologia no Brasil (pp. 438-440). Imago; Conselho Federal de Psicologia.

Machado, M. A. C. (1985). As classes especiais em Minas Gerais a partir dos anos 1960. Cadernos da Faculdade de Educação UFMG, 1, 13-26.

Machado, M. N. M. (2018). Em favor da análise do discurso. In M. N. M. Machado (Org.), Práticas de análise do discurso (pp. 205-208). Artesã.

Parecer n° 403 de 19 de dezembro de 1962. (1962). Parecer do Conselho Federal de Educação sobre currículo mínimo dos cursos de Psicologia. Ministério da Educação e Cultura. www.abepsi.org.br/portal/wpcontent/uploads/2011/07/1962-parecern403de19621.pdf.

Pimentel, A. (2001). O método da análise documental: Seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, 114, 179-195. https://www.scielo.br/j/cp/a/FGx3yzvz7XrHRvqQBWLzDNv/?format=pdf

Resende, E. M. (2012). Do debate político à notícia: imprensa periódica em Barbacena – séculos XIX e XX. Mal-estar & Sociedade, 5(8), 15-40. https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/185

Rezende, G. J. (Org.). (2008). Impasses e perspectivas da imprensa em Minas Gerais. Universidade Federal de São João del-Rei.

Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D., & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: Pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1(1), 1-15. https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351

Scarparo, H. B. K., Sottili, T. S., Albert, C. E., & Jesus, L. O. (2013). Extra! Psicologia brasileira é notícia em 1962: breve tempo, sentidos duradouros. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 24, 11-28. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6543

Publicado

2024-02-01