Psychology, assistance and education of the exceptionals in Barbacena’s newspapers (1962-1978)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.37836

Keywords:

History of Psychology, Psychology, Education, exceptional, adjustment

Abstract

This documental research describes the relationship between Psychology and Education in the Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais between 1962 and 1978 based on local newspapers. The documents describe the administrative-financial organization and the day-to-day activities of the entity. The institution aimed to provide medical, psychological and pedagogical assistance to exceptional people in Barbacena and region. The directory board kept in touch with Brazilian and foreign specialists and institutions. In the association, Psychology was understood as a useful science to promote adjustment and integration of the exceptional, when applied with diagnostic, therapeutic and orientational-formative purposes. This paper contributes to the historiographical production about Brazilian Psychology.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Antunes, M. A. M. (2006). A consolidação da psicologia no Brasil (1930-1962): Sistematização de dados e algumas aproximações analíticas. Psicologia da Educação, 22, 79-94. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752006000100005

Antunes, M. A. M. (2012). A Psicologia no Brasil: Leitura histórica sobre sua constituição. (5ª. ed). Educ.

Barbosa, D. R. (2012). Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(num. esp.), 104-123. https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000500008

Barros, J. A. (2021). Sobre o uso dos jornais como fontes históricas – uma síntese metodológica. Revista Portuguesa de História, 52, 397-419. https://doi.org/10.14195/0870-4147_52_17

Batista, R. L. L. (2021). Para educar a juventude: institucionalização e circulação de um projeto de Psicologia da Educação entre institutos salesianos de Itália e Brasil (1938-1959) [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais].

Batista, R. L. L., Machado, M. N. M., & Gerken, C. H. S. (2015). A construção discursiva da autoridade e do saber salesianos no jornal Diário do Comércio de São João del-Rei em meados do século XX. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 28, 145-170. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6462

Borges, A. A. P., & Campos, R. H. F. (2018). A escolarização de alunos com deficiência em Minas Gerais: das classes especiais à educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(ed. esp.), 69-84. https://doi.org/10.1590/S1413-65382418 000400006

Caetano, R. D. G. S. (2008). Barbacena: a cidade e o jogo político nas páginas dos jornais [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Juiz de Fora].

Campos, R. H. F., & Nepomuceno, D. M. (2011). O funcionalismo europeu: Claparède e Piaget em Genebra e as repercussões de suas ideias no Brasil. In A. M. Jacó-Vilela, A. A. Leal Ferreira, & F. Portugal (Orgs.), História da Psicologia: Rumos e percursos (pp. 243-264). Nau.

Cara, B. S., Delmondes, G., Batista, R. L. L., & Miranda, R. L. (2018). Universidade e Psicologia no Diário da Serra: Alguns apontamentos para uma história da psicologia em Campo Grande. In A. M. Jacó-Vilela, F. Degani-Carneiro, & J. H. Q. Araújo (Orgs.), Clio-Psyché – Saberes psi: novos sujeitos, outras histórias (pp. 83-93). Juruá.

Castro, A. C., Castro, A. G., Josephson, S. C., & Jacó-Vilela, A. M. (2005). Medir, classificar e diferenciar. In A. M. Jacó-Vilela, A. A., Leal Ferreira, & F. Portugal (Orgs.), História da Psicologia: Rumos e percursos (pp. 265-290). Nau.

Cidade de Barbacena (1963, 10 de março). Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais [Reportagem]. Cidade de Barbacena, s.ed., s.p.

Cidade de Barbacena (1964, 26 de agosto). Semana Nacional da Criança Retardada: 21 a 28 de agosto [Reportagem]. Cidade de Barbacena, s.ed., s.p.

Cidade de Barbacena (1967, 31 de agosto). Pelos excepcionais [Reportagem]. Cidade de Barbacena, 6663, s.p.

Cidade de Barbacena (1967, 11 de novembro). Apelo aos homens de boa vontade: Ajudem o retardado mental [Informe publicitário]. Cidade de Barbacena, s.ed., s.p.

Cidade de Barbacena (1971, 05 de fevereiro). Professores para alunos especiais [Reportagem]. Cidade de Barbacena, s.ed., s.p.

Cidade de Barbacena (1975, 22 de fevereiro). Abae – Convocação [Informe publicitário]. Cidade de Barbacena, s.ed., 2.

Cidade de Barbacena (1975, 08 de março). Ex-aluno da Abae integra-se ao comércio local [Reportagem]. Cidade de Barbacena, 09/75, 1.

Cidade de Barbacena (1975, 23 de agosto). Abae, uma escola que luta pelo excepcional [Reportagem]. Cidade de Barbacena, 33/75, 1.

Correio da Serra (1975, 15 de março). Convocação [Informe publicitário]. Correio da Serra, s.ed., 4.

Correio da Serra (1978, 22 de junho). Excepcionais terão melhor tratamento [Reportagem]. Correio da Serra, 1248, 1.

Correio Mineiro (1962, 18 de agosto). Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais [Reportagem]. Correio Mineiro, s.ed., 1.

Correio Mineiro (1963, 15 de setembro). Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais [Reportagem]. Correio Mineiro, s.ed., s.p.

Correio Mineiro (1964, 21 de novembro). Jornada Educacional de Barbacena [Reportagem]. Correio Mineiro, 36, 3.

Decreto n° 48.961 de 22 de setembro de 1960. (1960). Institui a Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais. Presidência da República. https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/83098-institui-a-campanha-nacional-de-educauuo-e-reabilitauuo-de-deficientes-mentais.html.

Decreto n° 72.425 de 04 de julho de 1973. (1973). Cria o Centro Nacional de Educação Especial e dá outras providências. Presidência da República. https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/61174-cria-o-centro-nacional-de-educauuo-especial-cenesp-e-da-outras-providencias.html.

Domingues, S. (2011). O conceito de excepcional na obra de Helena Antipoff: diagnóstico, intervenções e suas relações com a Educação Inclusiva [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais].

Drumond, A. C. (2015). A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena e o atendimento às pessoas com Síndrome de Down (1962-1976): Diálogos com pestalozzianos [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais].

Gregolin, M. R. (2007). Análise do discurso e mídia: A (re)produção de identidades. Comunicação, Mídia e Consumo, 4(11), 11-25. https://doi.org/10.18568/cmc.v4i11.105

Jannuzzi, G. M., & Caiado, K. R. M. (2013). APAE: 1954 a 2011 – Algumas reflexões. Autores Associados.

Lei n° 2.610 de 08 de janeiro de 1962. (1962). Contém o Código do Ensino Primário. Governadoria do Estado de Minas Gerais. https://leisestaduais.com.br/mg/lei-ordinaria-n-2610-1962-minas-gerais-contem-o-codigo-do-ensino-primario

Lei n° 4.024 de 20 de dezembro de 1961. (1961). Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm.

Lei n° 4.119 de 27 de agosto de 1962. (1962). Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamentação a profissão de psicólogo. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4119.htm

Lei n° 5.692 de 11 de agosto de 1971. (1971). Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm.

Lei n° 13.146 de 6 de julho de 2015. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Lourenço, E. (2011). Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais – 1939- Sociedade Pestalozzi – 1932-1939. In A. M. Jacó-Vilela (Coord.), Dicionário histórico de instituições de Psicologia no Brasil (pp. 438-440). Imago; Conselho Federal de Psicologia.

Machado, M. A. C. (1985). As classes especiais em Minas Gerais a partir dos anos 1960. Cadernos da Faculdade de Educação UFMG, 1, 13-26.

Machado, M. N. M. (2018). Em favor da análise do discurso. In M. N. M. Machado (Org.), Práticas de análise do discurso (pp. 205-208). Artesã.

Parecer n° 403 de 19 de dezembro de 1962. (1962). Parecer do Conselho Federal de Educação sobre currículo mínimo dos cursos de Psicologia. Ministério da Educação e Cultura. www.abepsi.org.br/portal/wpcontent/uploads/2011/07/1962-parecern403de19621.pdf.

Pimentel, A. (2001). O método da análise documental: Seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, 114, 179-195. https://www.scielo.br/j/cp/a/FGx3yzvz7XrHRvqQBWLzDNv/?format=pdf

Resende, E. M. (2012). Do debate político à notícia: imprensa periódica em Barbacena – séculos XIX e XX. Mal-estar & Sociedade, 5(8), 15-40. https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/185

Rezende, G. J. (Org.). (2008). Impasses e perspectivas da imprensa em Minas Gerais. Universidade Federal de São João del-Rei.

Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D., & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: Pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1(1), 1-15. https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351

Scarparo, H. B. K., Sottili, T. S., Albert, C. E., & Jesus, L. O. (2013). Extra! Psicologia brasileira é notícia em 1962: breve tempo, sentidos duradouros. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 24, 11-28. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6543

Published

2024-02-01