Correlações entre sintomas de desatenção e hiperatividade e problemas emocionais/comportamentais em crianças com idades entre 8 e 11 anos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.36427

Palabras clave:

Problemas emocionales; TDAH; CBCL.

Resumen

El objetivo deste estudio fue verificar la asociación entre síntomas de inatención e hiperactividad-impulsividad y problemas emocionales/conductuales reportados por padres de 24 niños entre ocho y 11 años con sospecha de TDAH através del SNAP-IV y CBCL/6-18. Se encontraron correlaciones entre el resultado total de la escala SNAP-IV con problemas de internalización, con el pensamiento y con la atención. Los niños que puntuaron más alto en el SNAP-IV también puntuaron más alto en las escalas CBCL basadas en el DSM-5, lo que refuerza la importancia de realizar una evaluación de los problemas emocionales / conductuales cuando se sospecha de TDAH.

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Biografía del autor/a

Jader Brito Ramos da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (2008). Atualmente é pesquisador da Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba, personal trainer - STUDIO RUN UP e coordenador técnico - MAPLE TREE CANCER ALLIANCE BRASIL,. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer, exercício físico e oncologia, bike fit e oncologia. Mestrando em Distúrbios do Desenvolvimento - Mackenzie.

Gérson Obede Estevão Muitana , Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui Graduação em Psicologia com enfase Escolar e de Necessidades Educativas Especiais pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique (2015), atualmente é docente da mesma universidade.Tem experiência na área de Psicologia Escolar, Clinica e Avaliação Psicológica nas dificuldades de aprendizagem. É Mestre em Distúrbios de Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020) e atualmente doutorando em Distúrbios de Desenvolvimento da mesma universidade

Maria Luíza Viana Santos, Universidade Paulista

Graduanda do 10º semestre pela Universidade Pauslista. Experiência em avaliação neuropsicológica e estimulação cognitiva. Formações em neuropsicologia e psicoterapia cognitivo-comportamental.

Marina Monzani da Rocha, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga e Doutora em Ciências - Psicologia Clínica - pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de doutorado na University of Vermont (UVM), onde aprofundou seus conhecimentos sobre avaliação empiricamente baseada e análise de grandes bases de dados. Foi bolsista do CNPq em projetos de iniciação científica e bolsista FAPESP durante o doutorado. Foi pesquisadora visitante na University of Vermont em fevereiro e março de 2020 (PrInt - CAPES) e Professora Assistente I do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) (Nota 6 - CAPES) de 08/2015 a 01/2021. Atualmente, é psicóloga clínica no Centro de Análise do Comportamento de São Paulo (CeAC). Tem interesse em análise do comportamento, psicologia baseada em evidências, habilidades socioemocionais e problemas de comportamento, programas de prevenção e intervenção na primeira infância, orientação de pais e avaliação a partir de múltiplos informantes.

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Publicado

2024-09-16