Sentimento de comunidade e integração social de jovens camponeses no ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.35700

Palabras clave:

Sentimento de comunidade, Integração social, Jovens camponeses, Ensino Superior, Sense of Community, Social Integration, Young peasants, Higher Education, Sentido de Comunidad, Integración Social, Jóvenes Campesinos, Educación Superior

Resumen

O objetivo foi compreender como se desenvolve o sentimento de comunidade no contexto rural e a integração social dos jovens na universidade. O método foi misto. Utilizou-se a Escala de Integração Social no Ensino Superior – Revisada e Aumentada (EISES-R), a Escala de Sentimento de Comunidade e entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram jovens camponeses regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior. Os dados foram analisados por meio do SPSS 2.1, e do Atlas ti 5.2. O sentimento de comunidade pode sofrer interferências da migração, no entanto não guarda relações com a inserção desse jovem na universidade.

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Biografía del autor/a

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona (Espanha), Pós – Doutora em Psicologia pela UFRGS,  Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará e Pesquisadora do CNPq PQ-2.

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Publicado

2022-11-07