El presentismo en los maestros de escuelas rurales en el interior de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.34627

Palabras clave:

Presentismo, Profesores , Escuela rural, Salud del trabajador

Resumen

El objetivo del estudio fue investigar la existencia de presentismo en docentes de escuelas rurales del interior paulista, además de identificar variables sociodemográficas y ocupacionales relacionadas con el fenómeno, a través del campo teórico de la Psicología de la Salud, el Trabajo y la Educación. Se utilizó un método descriptivo y exploratorio transversal con enfoque cuantitativo. A los participantes se les aplicaron los Cuestionarios Sociodemográficos y Ocupacionales (QSDO) y la Escala de Presentismo de Stanford (SPS-6). Los resultados indican una fuerte presencia de comportamiento presentista en el público investigado y, en consecuencia, puede contribuir a las prácticas de prevención de enfermedades y promoción de la salud en esta y otras categorías profesionales.

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Biografía del autor/a

Paulo Roberto Ribeiro Marinho, Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho".

Graduado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2010), mestre em Psicologia pela UNESP- Assis (2018). Psicólogo na prefeitura municipal de Boituva-SP. Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP- Assis. Docente na Faculdade de Ensino Superior de Santa Bárbara Tatuí-SP.

Maria Luiza Gava Schmidt, Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho"

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Unesp. Doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp. Pós-Doutorado Junior ( PDJ) em Saúde Pública pela FSP/USP. MBA em Design Thinking pela Inova Business School - Campinas /SP. Possui formação em Psicodrama pelo Instituto Bauruense de Psicodrama e formação como Psicodramatista Didata pela ACTO. Formação em Psicodramatista Didata Supervisora pela SOPSP - Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Coordenadora do NASTRA ( Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador ). Membro da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador - Unesp.Editora Chefe da Revista Laborativa. Atua como docente responsável junto ao Laboratório de Psicologia Ambiental do Departamento de Psicologia Social. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicossociologia do Trabalho - ANPEPP. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/Unesp - Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Docente do Curso de Graduação e Pós Graduação em Psicologia na Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis- Unesp.

Mário Sérgio Vasconcelos, Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho".

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (1978), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado em Processos Cognitivos pela Universidade de Barcelona (2003 e 2012) e Professor Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (2007). Vice presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD-2006/2008), Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP(2007/2011), Coordenador de Permanência Estudantil da UNESP e Presidente do Conselho Curador da Editora UNESP.

Mario Lázaro Camargo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Professor Assistente Doutor na Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Lotado na Faculdade de Ciências e Departamento de Psicologia. É docente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e integra o LaborPOT - Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho da FC/Unesp e o Grupo de Pesquisa CNPq-Unesp Psicologia Organizacional e do Trabalho. Coordenador do CEP-FC - Comitê de Ética em Pesquisa e Supervisor da INTERAGE - Empresa Júnior de Psicologia, da Faculdade de Ciências-Unesp.

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Publicado

2022-09-02