The presenteeism in rural school teachers in the interior of São Paulo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.34627

Keywords:

Presenteeism, Teachers, Rural school, Occupational health

Abstract

The aim of the study was to investigate the existence of presenteeism in teachers from rural schools in the interior of São Paulo, in addition to identifying sociodemographic and occupational variables related to the phenomenon, through the theoretical field of Health, Work and Education Psychology. A descriptive and exploratory cross-sectional method with a quantitative approach was used. The Sociodemographic and Occupational Questionnaires (QSDO) and the Stanford Presenteeism Scale (SPS-6) were applied to the participants. The results indicate a strong presence of presenteeist behavior in the researched public and, consequently, may contribute to practices of disease prevention and health promotion in this and other professional categories.

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Author Biographies

Paulo Roberto Ribeiro Marinho, Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho".

Graduado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2010), mestre em Psicologia pela UNESP- Assis (2018). Psicólogo na prefeitura municipal de Boituva-SP. Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP- Assis. Docente na Faculdade de Ensino Superior de Santa Bárbara Tatuí-SP.

Maria Luiza Gava Schmidt, Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho"

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Unesp. Doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp. Pós-Doutorado Junior ( PDJ) em Saúde Pública pela FSP/USP. MBA em Design Thinking pela Inova Business School - Campinas /SP. Possui formação em Psicodrama pelo Instituto Bauruense de Psicodrama e formação como Psicodramatista Didata pela ACTO. Formação em Psicodramatista Didata Supervisora pela SOPSP - Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Coordenadora do NASTRA ( Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador ). Membro da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador - Unesp.Editora Chefe da Revista Laborativa. Atua como docente responsável junto ao Laboratório de Psicologia Ambiental do Departamento de Psicologia Social. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicossociologia do Trabalho - ANPEPP. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/Unesp - Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Docente do Curso de Graduação e Pós Graduação em Psicologia na Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis- Unesp.

Mário Sérgio Vasconcelos, Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho".

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (1978), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado em Processos Cognitivos pela Universidade de Barcelona (2003 e 2012) e Professor Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (2007). Vice presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD-2006/2008), Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP(2007/2011), Coordenador de Permanência Estudantil da UNESP e Presidente do Conselho Curador da Editora UNESP.

Mario Lázaro Camargo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Professor Assistente Doutor na Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Lotado na Faculdade de Ciências e Departamento de Psicologia. É docente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e integra o LaborPOT - Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho da FC/Unesp e o Grupo de Pesquisa CNPq-Unesp Psicologia Organizacional e do Trabalho. Coordenador do CEP-FC - Comitê de Ética em Pesquisa e Supervisor da INTERAGE - Empresa Júnior de Psicologia, da Faculdade de Ciências-Unesp.

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Published

2022-09-02