Ansiedade social e habilidades sociais em universitários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27052

Palabras clave:

Ansiedade social, Habilidades sociais, Universitários, Universidade, Promoção de saúde

Resumen

Ingressar e permanecer na universidade ocasiona mudanças de hábitos e requer interações sociais habilidosas que nem sempre são experimentadas de forma adaptativa pelos jovens. Objetivou-se explorar estudos empíricos brasileiros publicados nos últimos dez anos sobre habilidades sociais e ansiedade social em universitários. Foram encontrados dez artigos com as combinações dos termos “ansiedade social”, “habilidades sociais” e “universitários” que foram unânimes afirmando a eficácia da realização de treinamentos de habilidades sociais para o desenvolvimento das mesmas e para melhoria dos sintomas de ansiedade social em universitários. Concluiu-se que a criação de programas de desenvolvimento de habilidades sociais dentro das universidades se faz necessária, pois esse espaço precisa oferecer condições que propiciem o cuidado da saúde física e mental dos seus estudantes.

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Publicado

2020-03-16