ESTRESSE ACADÊMICO: adaptação e evidências psicométricas de uma medida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200300532

Palabras clave:

Estresse, Estudantes universitários, Escala, Validade

Resumen

O presente estudo objetivou investigar as propriedades psicométricas da Escala de Estresse Acadêmico (EEA), por meio de dois estudos. O Estudo 1 contou com a participação de 200 estudantes universitários, os quais responderam a EEA e perguntas demográficas. Uma análise fatorial revelou uma solução unifatorial, indicando consistência interna adequada. Ademais, via teoria de resposta ao item, os itens da EEA mostraram-se discriminativos, exigindo baixa e moderada quantidade de traço latente para serem endossados. No Estudo 2, 207 estudantes universitários responderam aos mesmos instrumentos. Através da análise fatorial confirmatória corroborou-se a estrutura unifatorial preconizada. Conclui-se que esta medida mostrou-se psicometricamente adequada para utilização em futuras pesquisas acerca do estresse acadêmico no Brasil, podendo fomentar ações de assistência psicológica aos estudantes.

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Biografía del autor/a

Erlândio Andrade de Sousa, Universidade Federal de Roraima.

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Roraima, Brasil (2015).

Gleidson Diego Lopes Loureto, Universidade Federal da Paraíba.

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR - 2016). Atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba.

Leogildo Alves Freires, Universidade Federal de Alagoas.

Graduado em Psicologia (2010), Mestre em Psicologia (2013) e Doutor em Psicologia Social (2015) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, sou Professor Classe A, Nível I (Adjunto A) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL).

Renan Pereira Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso.

Possui formação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (2011), mestrado (2014) e doutorado (2017) em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso, na área de Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Valdiney Veloso Gouveia, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madrid (1998), professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba e bolsista de produtividade (1A) do CNPq. Seus interesses de pesquisa se centram nas áreas de Psicologia Social (estruturas sociais; indivíduos) e Avaliação Psicológica (construção e adaptação de escalas e testes).

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Publicado

2018-12-28

Número

Sección

Artigos