Programa de Orientação de Pais em Grupo: Um estudo exploratório na abordagem Cognitivo-Comportamental

Autores/as

  • Carmem Beatriz Neufeld Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP
  • Katherine Godoi Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP
  • Isabela Pizzarro Rebessi Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP
  • Nívea Passos Maehara Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP
  • Ana Irene Fonseca Mendes Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200300500

Palabras clave:

(treinamento de pais), (psicoterapia de grupo), (terapia cognitivo-comportamental)

Resumen

O Programa de Orientação de Pais da USP-RP (PROPAIS), fundamentado na Terapia Cognitivo-comportamental, objetiva promover a melhoria no convívio familiar. Os pais participantes do programa têm seus filhos atendidos por estagiários da Terapia Cognitiva Comportamental I, e a orientação de pais é complementar ao tratamento da criança. O objetivo do estudo é avaliar de forma preliminar os efeitos destas intervenções, baseando-se nos escores do Inventário de Estilos Parentais (IEP), identificando se houve diferenças entre pré e pós teste no que tange ao estilo parental. As análises indicaram diferença significativa entre os testes (p=0,017) e, embora sejam necessários estudos com amostras ampliadas, os resultados sugerem que o programa tem atingido o seu propósito.

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Biografía del autor/a

Carmem Beatriz Neufeld, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP

Livre-Docente em Psicologia pela USP. Pós-Doutora em Psicologia pela UFRJ. Doutora e Mestre em Psicologia pela PUCRS. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental – LaPICC-USP. Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Vice-presidente da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais – ALAPCO.

Katherine Godoi, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP

Psicóloga pela FFCLRP-USP

Isabela Pizzarro Rebessi, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP

Psicóloga pela FFCLRP-USP

Integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo Comportamental - LaPICC-USP

Nívea Passos Maehara, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP

Psicóloga pela FFCLRP-USP

Ana Irene Fonseca Mendes, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP

Mestre e doutora em psicobiologia pela FFCLRP-USP. Terapeuta cognitivo-comportamental certificada pela FBTC. Supervisora de estágio do LaPICC-USP.

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Publicado

2018-12-28

Número

Sección

Artigos