Fatores Associados à Baixa Performance Acadêmica de Alunos Superdotados

Autores/as

  • Vanessa Terezinha Alves Tentes Ourofino
  • Denise Souza Fleith
  • Fernanda Carmo Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.24879/201100500100319

Palabras clave:

Superdotação, condição underachievement, alunos superdotados underachievers, fatores associados

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar fatores associados à baixa performance acadêmica de alunos superdotados. Essa condição, denominada
em inglês de underachievement, é caracterizada pelo descompasso entre o potencial revelado e a performance na realização de tarefas na escola e na
vida. Os fatores mais recorrentes na literatura são os individuais ou internos - motivação, autoconceito, criatividade - e os ambientais ou externos
como família e escola. Espera-se com este estudo auxiliar especialistas, educadores e familiares a reconhecerem a existência dessa condição e os fatores
associados, para que possam propor práticas educativas e pedagógicas adequadas às necessidades e características dessa subpopulação de superdotados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-10-16

Número

Sección

Artigos