Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar

Autores

  • Vitor Geraldi Haase Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), Brasil
  • Annelise Júlio-Costa Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), Brasil
  • Júlia Beatriz Lopes Silva Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24879/20150090010023

Resumo

O construtivismo é a principal ideologia educacional contemporânea que influencia o pensamento pedagógico. Tal ideologia propõe que a aprendizagem deve acontecer através da experiência. De acordo com ela, a função da educação não diz tanto respeito à instrução ou aquisição de conhecimento, mas sim à formação em caráter mais amplo. Entretanto, as evidências indicam o fracasso do uso do construtivismo como estratégia pedagógica. O trabalho objetiva, através de uma revisão crítica, discutir aspectos que questionam a real validade do construtivismo: confusão entre pedagogia e epistemologia, aprendizagem ativa, evolução da mente humana, arquitetura cognitiva, diferenças individuais e fornecimento de diretrizes para operacionalização da aprendizagem. A revisão aponta que os métodos instrucionais precisam ser revalorizados, principalmente quando se trata da aprendizagem por crianças com dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alexander, R. D. (1979). Darwinism and human
affairs. Seattle: University of Washington Press.
Alfieri, L., Brooks, P. J., Aldrich, N. J., & Tenenbaum,
H. R. (2011). Does discovery-based instruction
enhance learning?.  Journal of Educational
Psychology, 103(1), 1-18.
American Psychiatric Association — APA. (2013).
DSM-5. Diagnostic and statistical manual of mental
disorders (5th ed.). Washington, DC: American
Psychiatric Press.
Auerbach, J. G., Gross-Tsur, V., Manor, O., &
Shalev, R. S. (2008). Emotional and behavioral
characteristics over a six-year period in youths with
persistent and nonpersistent dyscalculia. Journal of
learning disabilities, 41(3), 263-273.
Bernardin, P. (2012). Maquiavel pedagogo. Ou o
ministério da reforma psicológica. Campinas:
Ecclesia/Vide.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental (1997).
Introdução aos parâmetros curriculares nacionais.
Brasília: Ministério da Educação e do Desporto.
Breton, J., & Robertson, E. M. (2013). Memory
Processing: The Critical Role of Neuronal Replay
during Sleep. Current Biology, 23(18), R836-R838.
Chase, W. G., & Simon, H. A. (1973). Perception in
chess. Cognitive psychology, 4(1), 55-81.
Dehaene, S. (2012). Os neurônios da leitura: como
a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto
Alegre: Penso.
Deary, I. J., Strand, S., Smith, P., & Fernandes,
C. (2007). Intelligence and educational
achievement. Intelligence, 35(1), 13-21.
Dunbar, R. I. (2003). The social brain: mind, language,
and society in evolutionary perspective.  Annual
Review of Anthropology, 32, 163-181.
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2010). Cognitive
psychology. A student’s handbook (6th ed.). Hove,
UK: Psychology Press.
Florit, E., & Cain, K. (2011). The simple view
of reading: Is it valid for different types of
alphabetic orthographies?. Educational Psychology
Review, 23(4), 553-576.
Freire, P. (1981). Pedagogia do oprimido (9a. ed.). Rio
de Janeiro: Paz e Terra.
Frias, L., & Júlio-Costa, A. (2013). Os Equívocos e
Acertos da Campanha” Não à Medicalização da
Vida”. Psicologia em Pesquisa, 7(1), 3-12.
Gardner, H., & Hatch, T. (1989). Educational
implications of the theory of multiple
intelligences. Educational researcher, 18(8), 4-10.
Geary, D. C. (2005). The origin of mind. Evolution,
brain, cognition and general intelligence.
Washington, DC: American Psychological
Association.
Geary, D. C. (2007). Educating the evolved mind:
Conceptual foundations for an evolutionary
educational psychology. In: J. S. Carlson &
J. R. Levin (Eds.), Educating the evolved mind
(pp. 1-99, Vol. 2, Psychological perspectives on
contemporary educational issues). Greenwich,
CT: Information Age.
Geary, D. C. (2008). An evolutionarily informed
education science. Educational Psychologist,
43(4), 179-195.
Gough, P. B. (1996). How children learn to read and
why they fail. Annals of Dyslexia, 46(1), 1-20.
Haase, V. G., Ferreira, F. O., Moura, R. J., PinheiroChagas,
P. & Wood, G. (2012). Cognitive
neuroscience and math education: teaching what
kids don’t learn by themselves. International
Journal for Studies in Mathematics Education, 5(2).
James, W. (1989). Princípios de psicología. México:
Fondo de Cultura Económica. (Trabalho original
de 1890).
Jenkins, E. W. (2000). Constructivism in school
science education: powerful model or the most
dangerous intellectual tendency?  Science &
Education, 9(6), 599-610.
Kirschner, P. A., Sweller, J., & Clark, R. E. (2006). Why
minimal guidance during instruction does not work:
An analysis of the failure of constructivist, discovery,
problem-based, experiential, and inquiry-based
teaching. Educational psychologist, 41(2), 75-86.
Massabni, V. G., & Ravagnani, M. C. A. N. (2008).
Progressão Continuada: qual construtivismo
está em jogo? Paidéia (Ribeirão Preto), 18(41),
469-484.
Matthews, M. R. (2002). Constructivism and science
education: a further analysis. Journal of Science
Education and Technology, 11(2), 121-134.
Mayer, R. E. (2004). Should there be a three-strike
rule against pure discovery learning? the case
for guided methods of instruction. American
Psychologist, 59(1), 14-19.
Mayer, R. E. (2008) Information procesing. In:
T. L. Good, (Ed.) 21st Century education. A reference
handbook (pp. 168-174). Los Angeles: Sage.Mithen, S. (1998). A pré-história da mente. Uma
busca das origens da arte, da religião e da ciência.
São Paulo: UNESP.
Morais, J. (2013). Alfabetizar para a Democracia.
Porto Alegre: Penso
Muniz, M., da Silva, L. C., & Coutinho, A. R. (2013).
Análise de Planos de disciplinas relacionadas às
neurociências, neuropsicologia e neuroeducação.
Trilhas Pedagógicas, 3(3), 103-118.
Piaget, J. (2003). Biologia e conhecimento. Ensaio sobre
as relações entre as regulações biológicas e os processos
cognitivos. Petrópolis: Vozes.
Pinker, S. (2002). The blank slate. The modern negation
of human nature. New York: Penguin.
Plomin, R., DeFries, J. C., Knopik, V. S., &
Neidehiser, J. M. (2012). Behavioral genetics (6th
ed.). New York: Worth.
Plomin, R., & Kovas, Y. (2005). Generalist
genes and learning disabilities. Psychological
bulletin, 131(4), 592.
Rousseau, J. J. (1979). Emile or on education. New
York: Basic Books.
Russell, B. (1927). Philosophy. New York: Norton.
Sweller, J., Ayres, P., & Kalyuga, S. (2011). Cognitive
load theory. New York: Springer.
Tomasello, M., Kruger, A. C., & Ratner, H. H.
(1993). Cultural learning. Behavioral and brain
sciences, 16(03), 495-511.
Tremblay, S., Ross, N., & Berthelot, J. M. (2001).
Factors affecting grade 3 student performance
in Ontatario: a multilevel analysis. Education
Quarterly Review, 7(4), 25-36.
Turkheimer, E. (2000). Three laws of behavior
genetics and what they mean.Current Directions in
Psychological Science, 9(5), 160-164.
Visser, B. A., Ashton, M. C., & Vernon, P. A. (2006).
Beyond g: Putting multiple intelligences theory to
the test. Intelligence, 34(5), 487-502.
White, K. R. (1982). The relation between
socioeconomic status and academic
achievement. Psychological Bulletin, 91(3), 461.
Willingham, D. T. (2011). Por que os alunos não
gostam da escola. Porto Alegre: Artmed.
Willcutt, E. G., Pennington, B. F., Duncan, L.,
Smith, S. D., Keenan, J. M., Wadsworth, S., ...
Olson, R. K. (2010). Understanding the complex
etiologies of developmental disorders: behavioral
and molecular genetic approaches.  Journal of
developmental and behavioral pediatrics: JDBP,
31(7), 533.
Zamarian, L., Ischebeck, A., & Delazer, M. (2009).
Neuroscience of learning arithmetic-evidence
from brain imaging studies.  Neuroscience &
Biobehavioral Reviews, 33(6), 909-925.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Edição

Seção

Artigos