Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar

Authors

  • Vitor Geraldi Haase Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), Brasil
  • Annelise Júlio-Costa Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), Brasil
  • Júlia Beatriz Lopes Silva Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24879/20150090010023

Abstract

O construtivismo é a principal ideologia educacional contemporânea que influencia o pensamento pedagógico. Tal ideologia propõe que a aprendizagem deve acontecer através da experiência. De acordo com ela, a função da educação não diz tanto respeito à instrução ou aquisição de conhecimento, mas sim à formação em caráter mais amplo. Entretanto, as evidências indicam o fracasso do uso do construtivismo como estratégia pedagógica. O trabalho objetiva, através de uma revisão crítica, discutir aspectos que questionam a real validade do construtivismo: confusão entre pedagogia e epistemologia, aprendizagem ativa, evolução da mente humana, arquitetura cognitiva, diferenças individuais e fornecimento de diretrizes para operacionalização da aprendizagem. A revisão aponta que os métodos instrucionais precisam ser revalorizados, principalmente quando se trata da aprendizagem por crianças com dificuldades.

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Published

2016-10-04

Issue

Section

Artigos