Terapias comportamentais e cognitivas: ondas do mesmo mar ou praias diferentes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.30871

Palavras-chave:

Terapia cognitivo-comportamental, Terapia cognitiva, Terapia comportamental, Psicologia clínica

Resumo

Este artigo teórico tem como objetivo discutir a pertinência da nomenclatura de ondas ou gerações de psicoterapias comportamentais e cognitivas com base no modelo teórico, no objetivo terapêutico e no método clínico de cada uma delas. Inicialmente, apresenta-se uma síntese da proposta de Steven Hayes. Depois, é realizada uma análise crítica com base nas particularidades e especificidades terapêuticas de cada abordagem, discutindo e argumentando se configuram praias diferentes. Por fim, conclui-se que a integração de diferentes abordagens na psicoterapia deve ser uma decisão técnica do psicólogo, considerando as aproximações e os distanciamentos teóricos que cada método possui.

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Biografia do Autor

Mariana Ladeira de Azevedo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (Cognitivo), Mestre em Psicologia pela UFSC.

Mariana de Oliveira Bortolatto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Lisiane Bizarro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Visitante no Douglas Research Centre, Department of Psychiatry, McGill University. Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS. PhD em Psicologia pelo Institute of Psychiatry King's College London, e estágio de pós-doutorado em Farmacologia Comportamental pelo Institute of Psychiatry King's College London.

Fernanda Machado Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenadora do Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG). Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas pelo Instituto Fernando Pessoa, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutora em Neurociências pela UFRGS.

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Publicado

2022-04-02