Indicadores de ansiedade social infantil e suas relações com habilidades sociais e problemas de comportamento.

Authors

  • Lucas Cordeiro Freitas Universidade Federal de São João del Rei.
  • Jonas Caio Costa Porfírio Universidade Federal de Pernambuco.
  • Camila do Nascimento Lins Buarque

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200200207

Abstract

A literatura internacional aponta que os sintomas de ansiedade social na infância podem estar associados a déficits de habilidades sociais e dificuldades
acadêmicas. Objetivou-se verificar a correlação entre indicadores de ansiedade social infantil e o repertório de habilidades sociais e problemas de
comportamento. Participaram da pesquisa 76 estudantes, seus professores e pais, que responderam à Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças
(MASC) e ao Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica (SSRS). Foram encontradas correlações positivas
significativas apenas entre o escore global de habilidades sociais obtido na autoavaliação das crianças e os escores de ansiedade global e ansiedade social.

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Author Biographies

Lucas Cordeiro Freitas, Universidade Federal de São João del Rei.

Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei e Docente vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei e da Univerisidade Federal de Alagoas.

Mestre e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Estágio de pós-doutorado em Fundamentos e Medidas da Psicologia, pela Universidade Federal de São Carlos.

Jonas Caio Costa Porfírio, Universidade Federal de Pernambuco.

Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, com participação em Programa de Iniciação Científica (PIBIC).

Mestrando em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco.

Camila do Nascimento Lins Buarque

Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, com participação em Programa de Iniciação Científica (PIBIC).

Published

2018-08-20

Issue

Section

Artigos