Psicanálise e diabetes: reflexões sobre a Clínica Ampliada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2025.v19.39047

Palavras-chave:

Psicanálise, Diabetes Mellitus, Clínica Ampliada, Crianças, Adolescentes

Resumo

O objetivo desse artigo é descrever atividades de um Projeto de Extensão Universitária para crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1, em um ambulatório de um hospital estadual, de modo a fomentar o campo de estudos sobre intervenções da clínica ampliada com escuta psicanalítica. Existem dificuldades no tratamento dessa população e aspectos emocionais são complicadores da doença e exigem uma escuta psicológica dos pacientes e familiares/cuidadores para melhor compreensão dos fatores subjacentes aos sintomas. Descrevem-se propostas de uma clínica ampliada de psicologia e a reflexão sobre as dificuldades e contradições no fazer psicanalítico nesse campo da saúde.

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Biografia do Autor

Bruna D’arezzo Pessente Gallucci, Psicóloga Clínica, São Carlos-SP

Bruna D’arezzo Pessente Gallucci é Psicóloga clínica, formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Campus Bauru). Em formação no Curso de Especialização em Teorias e Técnicas Psicanalíticas no Instituto de Estudos Psicanalíticos - Ribeirão Preto. Participa da coordenação do grupo de estudos em psicanálise Matriz da Mente (São Carlos).

Rafaela Gonçalves Carvalho , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Rafaela Gonçalves Carvalho é Psicóloga Clínica, componente do corpo clínico do Programa de Atendimento Psicológico e Psiquiátrico aos Discentes- (PAPP-Dis), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, Campus Bauru.  Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto-FFCLRP. Especialista em saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- HCFMRP- USP.

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Publicado

2025-03-25