Psicologia, assistência e educação dos excepcionais em jornais de Barbacena (1962-1978)
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.37836Palavras-chave:
História da Psicologia, Psicologia, Educação, Excepcional, Ajustamento, History of Psychology, Psychology, Education, Exceptional, Adjustment, Historia de la Psicología, Psicología, Educación, Excepcional, AjustamientoResumo
Esta pesquisa documental descreve as relações entre Psicologia e Educação na
Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais, entre 1962 e 1978, a partir de
jornais locais. Os documentos caracterizam a organização administrativo-financeira e as
atividades cotidianas da entidade. A associação objetivava prestar assistência médica,
psicológica e pedagógica para pessoas excepcionais de Barbacena e região. Sua diretoria
mantinha contato com especialistas e instituições brasileiras e estrangeiras. Nela, a Psicologia era entendida como uma ciência útil para promover ajustamento e integração
do excepcional, quando aplicada com finalidade diagnóstica, terapêutica e
orientativo-formativa. Este artigo contribui com a produção historiográfica acerca da
Psicologia brasileira.
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