Psicologia, assistência e educação dos excepcionais em jornais de Barbacena (1962-1978)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.37836

Palavras-chave:

História da Psicologia, Psicologia, Educação, Excepcional, Ajustamento, History of Psychology, Psychology, Education, Exceptional, Adjustment, Historia de la Psicología, Psicología, Educación, Excepcional, Ajustamiento

Resumo

Esta pesquisa documental descreve as relações entre Psicologia e Educação na
Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais, entre 1962 e 1978, a partir de
jornais locais. Os documentos caracterizam a organização administrativo-financeira e as
atividades cotidianas da entidade. A associação objetivava prestar assistência médica,
psicológica e pedagógica para pessoas excepcionais de Barbacena e região. Sua diretoria
mantinha contato com especialistas e instituições brasileiras e estrangeiras. Nela, a Psicologia era entendida como uma ciência útil para promover ajustamento e integração
do excepcional, quando aplicada com finalidade diagnóstica, terapêutica e
orientativo-formativa. Este artigo contribui com a produção historiográfica acerca da
Psicologia brasileira.

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Publicado

2024-02-01