Relações étnico-raciais na educação infantil: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v1.37419Palavras-chave:
Educação infantil, Racismo, Relações raciais, Étnico-racial, Early childhood education, Racism, Racial relations, Ethnic-racial, Educación infantil, Relaciones racialesResumo
O racismo presente nas escolas leva a impactos subjetivos e sociais no desenvolvimento
infantil e na construção da identidade e autoestima. O seguinte trabalho visa analisar
como as publicações científicas têm abordado as relações étnico-raciais na Educação
Infantil por meio de uma revisão integrativa de literatura de artigos nacionais publicados
entre 2010 e 2020 no Portal Periódicos CAPES. Foram analisados 26 artigos, divididos
em categorias que abordavam práticas pedagógicas, questões étnico-raciais pelo olhar
da criança e análises de publicações. Os resultados indicam a presença de diversas
práticas discriminatórias na Educação Infantil e a necessidade de ampliação de estudos.
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