“Ficar mais Barbie”: sentidos sobre corpo para influenciadoras digitais do Instagram
meanings about female body for Instagram digital influencers
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.36457Palavras-chave:
Corpo, Feminilidade, Análise do discurso, Redes sociais, Estética, Body, Femininity, Speech analysis, Social networks, Aesthetics, Cuerpo, Feminidad, Análisis del discurso, Redes socialesResumo
O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de sentido sobre corpo feminino
para influenciadoras digitais do Instagram. Seis influenciadoras digitais da região
do Triângulo Mineiro foram entrevistadas entre maio e julho de 2020, e os
resultados foram organizados e analisados segundo a análise do discurso
pechêutiana. As 34 sequências discursivas selecionadas apontaram para três
formações discursivas (Ideais de corpo feminino; Sentidos sobre o próprio corpo;
Trabalho sobre o corpo) cujos principais resultados destacam que estes discursos
produzem efeitos de sentidos sobre o corpo das mulheres, contribuindo para manter
padrões de beleza inatingíveis e para a insatisfação corporal.
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