“Ficar mais Barbie”: sentidos sobre corpo para influenciadoras digitais do Instagram

meanings about female body for Instagram digital influencers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.36457

Palavras-chave:

Corpo, Feminilidade, Análise do discurso, Redes sociais, Estética, Body, Femininity, Speech analysis, Social networks, Aesthetics, Cuerpo, Feminidad, Análisis del discurso, Redes sociales

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de sentido sobre corpo feminino
para influenciadoras digitais do Instagram. Seis influenciadoras digitais da região
do Triângulo Mineiro foram entrevistadas entre maio e julho de 2020, e os
resultados foram organizados e analisados segundo a análise do discurso
pechêutiana. As 34 sequências discursivas selecionadas apontaram para três
formações discursivas (Ideais de corpo feminino; Sentidos sobre o próprio corpo;
Trabalho sobre o corpo) cujos principais resultados destacam que estes discursos
produzem efeitos de sentidos sobre o corpo das mulheres, contribuindo para manter
padrões de beleza inatingíveis e para a insatisfação corporal.

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Biografia do Autor

Natália Fernandes Resende, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Psicologia pela UFTM. (Uberaba, MG, Brasil). Pesquisadora Associada do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sexualidades e Gêneros (Hubris/UFTM).

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Publicado

2023-08-23