Sentimento de comunidade e integração social de jovens camponeses no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.35700Palavras-chave:
Sentimento de comunidade, Integração social, Jovens camponeses, Ensino Superior, Sense of Community, Social Integration, Young peasants, Higher Education, Sentido de Comunidad, Integración Social, Jóvenes Campesinos, Educación SuperiorResumo
O objetivo foi compreender como se desenvolve o sentimento de comunidade no contexto rural e a integração social dos jovens na universidade. O método foi misto. Utilizou-se a Escala de Integração Social no Ensino Superior – Revisada e Aumentada (EISES-R), a Escala de Sentimento de Comunidade e entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram jovens camponeses regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior. Os dados foram analisados por meio do SPSS 2.1, e do Atlas ti 5.2. O sentimento de comunidade pode sofrer interferências da migração, no entanto não guarda relações com a inserção desse jovem na universidade.
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