Síndrome de Burnout em professores durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.35535

Palavras-chave:

Burnout, Pandemia, professores, Covid-19, Pandemic, Teachers, Profesores

Resumo

Objetivou-se analisar os fatores de risco associados à síndrome de Burnout em professores
de escolas brasileiras, durante a pandemia da COVID-19. A coleta de dados ocorreu
mediante aplicação de formulários eletrônicos online: questionário sociodemográfico e
Inventário de Burnout de Maslach. Em uma amostra de 467 participantes, identificou-se
que 76,6% encontram-se em situação de alto grau de risco e exposição ao Burnout. Os
resultados apontaram para a urgência de ações de promoção de saúde direcionadas aos
professores mais jovens, com maior carga horária de trabalho, sem condições ergonômicas
de trabalho adequadas e com dificuldades no manejo das tecnologias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvarenga, R., Martins, G. C., Dipe, E. L., Campos, M. V. A., Passos, R. P., Lima, B. M., & Fileni, C. H. P. (2020). Percepção da qualidade de vida de professores das redes públicas e privadas frente à pandemia do COVID-19. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, 12(3), 1-8. https://doi.org/10.36692/cpaqv-v12n3-1

Andrade, P. S., & Cardoso, T. A. O. (2012). Prazer e dor na docência: Revisão bibliográfica sobre a Síndrome de Burnout. Saúde e Sociedade, 21(1), 129-140. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100013

Apple, M. W. (1995). Trabalho docente e textos: Economia política das relações de classe e gênero em educação. Artes Médicas.

Baade, J., Gabiec, C., Carneiro, F., Micheluzz, S., & Meyer, P. (2020). Professores da educação básica no Brasil em tempos de COVID-19. HOLOS, 5, 1-16. https://doi.org/10.15628/holos.2020.10910

Barros-Delben, P., Crusz, R. M., Trevisan, K. R. R., Gai, M. J. P., Carvalho, R. V. C., Carlotto, P. A. C., & Malloy-Diniz, L. F. (2020). Saúde mental em situação de emergência: COVID-19. Revista Debates em Psiquiatria, 1(10), 2-12. https://d494f813-3c95-463a-898c-ea1519530871.filesusr.com/ugd/c37608_e2757d5503104506b30e50caa6fa6aa7.pdf

Batista, J. B. V., Carlotto, M. S., Coutinho, A. S., & Augusto, L. G. S. (2010). Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais da cidade de João Pessoa, PB. Revista Brasileira de Epidemiologia, 13(3), 502-512. https://doi.org/10.1590/S1415-790X2010000300013

Benevides-Pereira, A. M. T. (2002). Burnout: Quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. Casa do Psicólogo.

Campos, J. A. D. B., & Maroco, J. (2012). Adaptação transcultural Portugal-Brasil do Inventário de Burnout de Maslach para estudantes. Revista de Saúde Pública, 46(5), 816–824. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500008

Cardoso, H. F., Baptista, M. N., Sousa, D. F. A., & Goulart Júnior, E. (2017). Síndrome de Burnout: Análise da literatura nacional entre 2006 e 2015. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 17(2), 121-128. https://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.2.12796

Carlotto, M. S. (2002). A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, 7(1), 21-29. https://doi.org/10.1590/S1413-73722002000100005

Carlotto, M. S. (2010) Síndrome de Burnout: Diferenças segundo níveis de ensino. Psico, 41(4), 495-502. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4881

Carlotto, M. S. (2011). Síndrome de Burnout em professores: Prevalência e fatores associados. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(4), 403-410. https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000400003

Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2007) Preditores da Síndrome de Burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, 11(1), 101-110. https://doi.org/10.1590/S1413-85572007000100010

Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2008) Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. PSICO, 39(2), 152-158. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1461

Carlotto, M. S., & Palazzo, L. S. (2006). Síndrome de Burnout e fatores associados: Um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, 22(5), 1017-1026. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500014

Codo, W., & Vasques-Menezes, I. (2000). Burnout: Sofrimentos psíquicos dos trabalhadores em educação. Cadernos de Saúde do Trabalhador: Central Única dos Trabalhadores.

Dalcin, L., & Carlotto, M. S. (2017). Síndrome de Burnout em Professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa. Psicologia em Revista, 23(2), 745-771. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p745-770

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2019). Estatística sem matemática para psicologia. (7ª ed). Penso.

Friedman, I. A. (1991). High and low Burnout schools: School culture aspects of teacher Burnout. Journal of Educational Research, 84(6), 325-333. https://doi.org/10.1080/00220671.1991.9941813

Kang, L., Li, Y., Hu, S., Chen, M., Yang, C., Yang, B. X., Wang, Y., Hu, J., Lai, J., Ma, X., Chen, J., Guan, L., Wang, G., Ma, H., & Liu, Z. (2020). The mental health of medical workers in Wuhan, China dealing with the 2019 novel coronavirus. Lancet Psychiatry, 7(3), e14. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30047-X

Levy, G. C. T. M., Nunes Sobrinho, F. P., & Souza, C. A. A. (2009). Síndrome de Burnout em professores da rede pública. Produção, 19(3), 458-465. https://www.scielo.br/j/prod/a/xFj4j7LPtZ5Sk95G8dhmKys/?lang=pt&format=pdf.

Maslach, C. (1982). Burnout: The cost of caring. Prentice- Hall.

Maslach, C. (1993). Burnout: A multidimensional perspective. In W. Shaufeli, C. Maslach & L. Marek (Orgs.), Professional Burnout: Recent developments in theory and research (pp. 19-32). Taylor & Francis.

Maslach, C., & Shaufeli, W. (1993). Historical and conceptual development of Burnout. In W. Shaufeli, C. Maslach, T. Marek. (Orgs.), Professional Burnout: Recent developments in theory and research (pp. 1-26). Taylor & Francis.

Maslach, C., & Leiter, M. (1997). Trabalho: Fonte de prazer ou de desgaste? Papirus.

Pinto, M. S. C., Pinto, A. S. B., Silva, D. P., Pinto, T. S. B., Queiroz, F. F. S. N., & Melo, S. P. (2015). Síndrome de Burnout em docentes. Revista Interdisciplinar, 8(2), 165-173. https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/270

Rodrigues, C. D., Chaves, L. B., & Carlotto, M. S. (2010). Síndrome de Burnout em professores de educação pré-escolar. Interação em Psicologia, 14(2), 197-204. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v14i2.10009

Sousa, A. R. (2014). Estresse e síndrome de Burnout em professores da rede pública de Altamira - PA: Proposta de tecnologia educativa-preventiva. [Dissertação de Mestrado em Bioengenharia]. UNICASTELO.

Van Bavel, J. J., Baicker, K., Boggio, P. S., Capraro, V., Cichocka, A., Cikara, M., Crockett, M. J., Crum, A. J., Douglas, K. M., Druckman, J. N., Drury, J., Dube, O., Ellemers, N., Finkel, E. J., Fowler, J. H., Gelfand, M., Han, S., Haslam, S. A., Jetten, J., . . . & Willer, R. (2020). Using social and behavioural science to support COVID-19 pandemic response. Nature Human Behaviour, 4(5), 460-471. https://doi.org/10.1038/s41562-020-0884-z

Viana Braz, M. (2020). A pandemia de Covid-19 (SARS-CoV-2) e as contradições do mundo do trabalho. Revista Laborativa, 9(1), 116-130. https://ojs.unesp.br/index.php/rlaborativa/article/view/3192

World Health Organization. (2020). Critical preparedness, readiness and response actions for COVID-19. World Health Organization. Interim guidance. https://www.who.int/publications-detail/criticalpreparedness-readiness-and-response-actions-for-covid-19

World Health Organization. (2022). ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics: QD85 Burnout. World Health Organization. Official Website. https://icd.who.int/browse11/l-m/en#/http://id.who.int/icd/entity/129180281

Downloads

Publicado

2023-05-13