Processo de escolha profissional de adolescentes: uma perspectiva desenvolvimentista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32816

Palavras-chave:

Escolha profissional, Adolescência, Autoeficácia

Resumo

Na adolescência, o processo de escolha profissional se configura como um dos momentos importantes, no qual crenças de autoeficácia podem ter uma considerável influência. Este estudo teve o objetivo de verificar a influência das crenças de autoeficácia e de aspectos psicossociais no processo de escolha profissional de adolescentes concluintes do ensino médio. Participaram seis adolescentes entre 17 e 18 anos. Realizou-se a aplicação da Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional e entrevistas individuais. Os resultados encontrados sugerem que a autoeficácia e os aspectos contextuais atuaram como fatores de importante influência no processo de escolha profissional dos participantes.

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Biografia do Autor

Letícia dos Santos Fonseca, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Letícia dos Santos Fonseca

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2018). Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES) com apoio CAPES. Atualmente pesquisa o processo de escolha profissional de adolescentes.

(e-mail: leticiaasfonseca@gmail.com)

Cláudia Patrocinio Pedroza Canal, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Cláudia Patrocinio Pedroza Canal
Graduada e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano (LEDHUM-PPGP-UFES).
E-mail: claudia.pedroza@ufes.br

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Publicado

2022-02-27