Análise das habilidades sociais de crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32568

Palavras-chave:

Socialização, Comportamento social, Crianças abrigadas, Relações interpessoais, Desenvolvimento emocional

Resumo

A literatura aponta que o vínculo familiar fragilizado pode ter relação com repertórios deficitários de habilidades sociais em crianças e adolescentes. Buscando evidências empíricas para isso, este estudo analisou o repertório de habilidades sociais de crianças e adolescentes institucionalizadas, comparando-o com aquelas não institucionalizadas. 61 crianças e adolescentes, além de seus pais ou cuidadores, responderam ao Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças e Adolescentes, aplicado em instituições de acolhimento e em escola particular. Os resultados mostraram que crianças e adolescentes institucionalizadas apresentaram menor repertório de habilidades sociais e mais problemas de comportamento que as não-institucionalizadas.

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Publicado

2022-04-15