Representações sociais de estudantes de Psicologia sobre Terapia Cognitivo-Comportamental
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31164Palavras-chave:
Terapia cognitivo-comportamental, Formação do psicólogo, Representação socialResumo
O estudo investigou as representações sociais de estudantes de Psicologia acerca da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Os 196 estudantes indicaram de três a cinco palavras que lhes vinham à mente ao pensarem sobre a TCC. Os resultados foram tratados no Software Evoc e distribuídos em quatro quadrantes em ordem de expressividade: 1) comportamentos, crenças e reforço; 2) pensamentos; 3) emoção, objetiva, cognição, curto-prazo, científica e testes; 4) técnica, tarefas e mudanças. O pensamento social dos estudantes é consonante com a estrutura base da teoria e os resultados contribuem para o entendimento da TCC na formação em Psicologia.
Downloads
Referências
Abdalla, I. G., Batista, S. H., & Batista, N. A. (2008). Desafios do ensino de psicologia clínica em cursos de psicologia. Psicologia: ciência e profissão, 28(4), 806-819. doi:10.1590/S1414-98932008000400012
Abric, J. C. (1994). Les reprèsentations sociales: Aspects theòriques. In J. C. Abric (Ed), Pratiques sociales et reprèsentations (pp. 11-35). Paris: Presses Universitaires de France.
Abric, J. C. (1998). A abordagem estrutural das representações sociais. In A. S. M. Moreira & D. C. Oliveira (Orgs.), Estudos interdisciplinares de representação social (pp. 27-38). Goiânia: AB Editora.
Abric, J. C. (2003). A abordagem estrutural das representações sociais: Desenvolvimentos recentes. In P. H. F. Campos & M. C. S. Loureiro (Eds). Representações sociais e práticas educativas (pp. 37-57). Goiania: Ed.UCG.
Beck, J. S. (2013). Terapia cognitivo-comportamental. Rio Grande do Sul: Artmed Editora.
Bhattacharya, L., Chaudari, B., Saldanha, D., & Menon, P. (2013). Cognitive behavior therapy. Medical Journal of Dr. DY Patil University, 6(2), 132-138. doi:10.4103/0975-2870.110294
Codol, J.-P. (1969). Note terminologique sur l’emploi de quelques expressions concernant les activités et processus cognitifs en psychologie sociale. Bulletin de Psychologie, 23, 63-71. Recuperado de https://psr.iscte-iul.pt › PSR › article › download
Conselho Nacional de Educação [CNE]. Câmara de Educação Superior. (2004). Resolução 8/2004: institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília: Diário Oficial da União. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces08_04.pdf
Cury, B. M., & Neto, J. L. F. (2014). Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: Os estágios na formação do psicólogo. Psicologia em Revista, 20(3), 494-512. doi:10.5752/P.1678-9523.2014V20N3P494
Dickerson, J. F., Lynch, F. L., Leo, M. C., DeBar, L. L., Pearson, J., & Clarke, G. N. (2018). Cost-effectiveness of cognitive behavioral therapy for depressed youth declining antidepressants. Pediatrics, 141(2), 1-11. doi:10.1542/peds.2017-1969
Fernandes, S. R. F., Seixas, P. D. S., & Yamamoto, O. H. (2018). Psicologia e concepções de formação generalista. Psicologia da Educação, 47, 57-66. doi:10.5935/2175-3520.20180018
Guareschi, N. M. D. F. (2018). Formação em psicologia, práticas profissionais e produção de saberes. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(2), 191-195. doi:10.1590/1982-3703000022018
Jazaieri, H., Goldin, P. R., & Gross, J. J. (2017). Treating social anxiety disorder with CBT: Impact on emotion regulation and satisfaction with life. Cognitive Therapy and Research, 41(3), 406-416. doi:10.1007/s10608-016-9762-4
Jesuino, J. C. (2014). Ser professor não é fácil. Revista Educação Em Questão, 49(35), 29-48. doi:10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5903
Jodelet, D. (2001). Representações sociais: um domínio em expansão. In: D. Jodelet (Ed), As representações sociais (pp. 17-44). Rio de Janeiro: EdUERJ.
Kazantzis, N., Whittington, C., Zelencich, L., Kyrios, M., Norton, P. J., & Hofmann, S. G. (2016). Quantity and quality of homework compliance: a meta-analysis of relations with outcome in cognitive behavior therapy. Behavior Therapy, 47(5), 755-772. doi10.1016/j.beth.2016.05.002
Leahy, R. L. (2017). Cognitive therapy techniques: A practitioner's guide. New York: Guilford Publications.
Moreno, A. L., & Carvalho, R. G. N. D. (2014). Terapia cognitivo-comportamental breve para sintomas de ansiedade e depressão. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(2), 70-75. doi:10.5935/1808-5687.20140012
Moscovici, S. (1984). Introduction: le domaine de la psychologie sociale. In S. Moscovici (Ed.), Psychologie sociale (pp. 5-20). Paris: PUF.
Moscovici, S. (2003). Representações sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes.
Naiff, L. A. M., Sá, C. P., & Naiff, D. G. M. (2008). Preciso estudar para ser alguém: memória e representações sociais da educação escolar. Paideia, 18, 125-138. doi:10.1590/S0103-863X2008000100012
Neufeld, C. B., de Carvalho, A. V., Ohno, P. M., Teodoro, M. L. M., Szupszynski, K. P. D. R., de Macedo Lisboa, C. S., ... & Monteiro, Y. M. (2018). Terapia Cognitivo-Comportamental nos cursos de graduação em Psicologia: Um mapeamento nacional. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 20(1), 86-97. doi:10.31505/rbtcc.v20i1.1139
Neufeld, C. B., Pavan-Cândido, C. D. C., Paz, S., & Martins, R. G. (2015). Contribuições da FBTC ao crescimento das terapias cognitivas no Brasil. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 11(2), 119-128. doi:10.5935/1808-5687.20150017
Neufeld, C. B., Xavier, G. S., & Stockmann, J. D. (2010). Ensino de terapia cognitivo-comportamental em cursos de graduação em psicologia: Um levantamento nos estados do Paraná e de São Paulo. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 6(1), 42-61. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872010000100004&lng=pt&tlng=pt.
Oliveira, D. C., Marques S. C., Gomes, M. T., & Teixeira, M. C. T. V. (2005). Análise de evocações livres: Uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In A. S. P. Moreira, B. V. Camargo, J. C. Jesuíno, & S. M. Nóbrega (Eds.), Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais (pp.573-603). João Pessoa, UFPB.
Patriota, L. M. (2007). Teoria das representações sociais: Contribuições para a apreensão da realidade. Serviço Social em Revista, 10(1), 1679-1842.
Rangé, B. P., Falcone, E. M. D. O., & Sardinha, A. (2007). História e panorama atual das terapias cognitivas no Brasil. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 3(2), 1-22. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872007000200006&lng=pt&tlng=pt.
Sá, C. P. (1996). Núcleo central das representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes.
Sá, C. P. (1998). A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. RJ: Eduerj.
Seixas, P. D. S. (2014). A formação graduada em Psicologia no Brasil: Reflexão sobre os principais dilemas em um contexto pós-DCN. (Tese de Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, RN, Brasil.
Seixas, P. S., Coelho-Lima, F., Gadelha Silva, S., & Yamamoto, O. H. (2013). Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: Uma proposta de análise. Psicologia Escolar e Educacional, 17(1), 113-122. doi:10.1590/S1413-85572013000100012.
Souza, I. C. W. D., & Cândido, C. F. G. (2009). Diagnóstico psicológico e terapia cognitiva: Considerações atuais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 5(2), 82-93. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872009000200009&lng=pt&tlng=pt.
Teater, B. (2013). Cognitive Behavioural Therapy (CBT). In M. Davies (Ed.), The Blackwell companion to social work, (pp. 423-427). Oxford: John Wiley & Sons.
Travassos, R., & Mourão, L. (2018). Lacunas de competências de egressos do curso psicologia na visão dos docentes. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(2), 233-248. doi:10.1590/1982-3703004472016
Vergès, P. (2005) A evocação do dinheiro: Um método para a definição do núcleo central de uma representação. In A. S. P. Moreira; B. V. Camargo; B. C. Jesuíno, & S. M. Nóbrega (Orgs.), Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais, (pp. 471-488). João Pessoa, PB: Editora UFPB.
Wachelke, J. (2014). Qualitative Questionnaire for the Identification of Cognems (Qualiquic): An exploratory technique to identify social representation contents and relations. Psicologia Teoria e Pesquisa, 30, 105-110. doi:10.1590/S0102-37722014000100013
Wolter, R. (2014). Serge Moscovici: Um pensador do social. In A. Almeida, M. Santos & Z. Trindade (org.), Teoria das Representações Sociais: 50 anos (pp. 27-38). Brasília: Technopolitik.
Wolter, R. P., Wachelke, J. F. R., Sá, C. P., Dias, A. P., & Naiff, D. G. M. (2015). Temporalidade e representações sociais: Estabilidade e dinâmica dos elementos ativados pelo regime militar brasileiro. Psychologica, 58(1), 107-125. doi:10.14195/1647-8606_58-1_6