Rotina e Estresse em Cuidadores de Crianças com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.30907Palavras-chave:
Estresse, Rotina, TDAH, CuidadoresResumo
Objetivou-se identificar a influência da rotina familiar no estresse em cuidadores de crianças com
TDAH. Participaram 19 cuidadores de crianças com suspeita ou diagnóstico do transtorno.
Aplicou-se um roteiro de entrevista, o instrumento de estresse QE-PTD e um inventário de rotina.
Para avaliar as médias entre os grupos de cuidadores mais e menos estressados, foi aplicado o teste
t. Os participantes que obtiveram um alto nível de estresse tiveram altas médias (300,38; DP=
131,763) nas atividades em prol da criança com TDAH. Nas Atividades em prol de si e de outros
membros familiares, os participantes com menor nível de estresse alcançaram médias mais altas
(636,64; DP= 227,451).
Downloads
Referências
Bellé, A. H., Andreazza, A. C., Ruschel, J., & Bosa, C. A. (2009). Estresse e Adaptação Psicossocial em Mães de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Psicologia: Reflexão E Critíca, 22(3), 317–325.
Benczik, Edyleine Bellini Peroni, & Casella, Erasmo Barbante. (2015). Compreendendo o impacto do TDAH na dinâmica familiar e as possibilidades de intervenção. Revista Psicopedagogia, 32(97), 93-103. Recuperado em 29 de abril de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000100010&lng=pt&tlng=pt.
Bolfer, C.P. (2014). Avaliação neuropsicológica da funções executivas e da atenção antes e depois do uso do metilfenidato em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. (Tese de Doutorado). Faculdade de Medicina de São Paulo: SP.
Bonifacci, P.; Massi, L.; Pignataro, V.; Zocco, S.; Chiodo, S. (2019). Parenting Stress and Broader Phenotype in Parents of Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder, Dyslexia or Typical Development. Int. J. Environ. Res. Public Health, 16, 1878. doi:10.3390/ijerph16111878
Brito, Ariane de, & Faro, André. (2016). Estresse parental: Revisão sistemática de estudos empíricos. Psicologia em Pesquisa, 10(1), 64-75. https://dx.doi.org/10.24879/201600100010048
Boyce, W. T., Jensen, E. W., James, S. A., & Peacock, J. L. (1983). The Family Routines Inventory: Theoretical origins. Social Science and Medicine, 17, 193–200.
Bussab, W.O & Morettin, P.A. (2017). Estatística Básica. 6.ed., São Paulo: Editora Saraiva.
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra, Assef, Ellen Carolina dos Santos, & Cozza, Heitor Francisco Pinto. (2007). Avaliação neuropsicológica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade. Avaliação Psicológica, 6(1), 51-60. Recuperado em 20 de maio de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712007000100007&lng=pt&tlng=pt.
Crespo, C., Santos, S., Canavarro, M. C., Kielpikowski, M., Pryor, J., & Feres-Carneiro, T. (2013). Family routines and rituals in the context of chronic conditions: A review. International Journal of Psychology, 48, 729–746. doi:10.1080/00207594.2013.806811
Fadda, Gisella Mouta, & Cury, Vera Engler. (2019). A Experiência de Mães e Pais no Relacionamento com o Filho Diagnosticado com Autismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35(spe), e35nspe2. Epub October 28, 2019.https://doi.org/10.1590/0102.3772e35nspe2
Faria, A. M. D. B. (2011). Criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: um olhar sobre o cuidador primário. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
Faria, Ana Maria Del Bianco, & Cardoso, Carmen Lúcia. (2016). Estresse em cuidadores de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Psico, 47(3), 228-237. https://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.21479
França, I. L. (2018). Estresse e Rotina em Cuidadores de Crianças com TDAH. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Belém, Universidade Federal do Pará.
Freitas, P. M. de, Carvalho, R. C. L., Leite, M. R. S. D. T, & Haase, V. G. (2005). Relação entre o estresse materno e a inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 57 (1-2): 46-57.
Friedrich, W. N., Greenberg, M. T., & Crnic, K. A. (1983). Short-form of the questionnaire on recourses and stress. American Journal of Mental Deficiency, 88, 41-48.
Gomes, A., Galindo, E., Bragagnollo, G., Morero, J., & Santos, M. (2017). ESTRESSE MATERNO E A RELAÇÃO ENTRE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Revista UNINGÁ, 51(1). Recuperado de http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/1341.
Harris, Abbey N., Stoppelbein, Laura, Greening, Leilani, Becker, Stephen P., Luebbe, Aaron, & Fite, Paula. (2014). Child Routines and Parental Adjustment as Correlates of Internalizing and Externalizing Symptoms in Children Diagnosed with ADHD. Child Psychiatry Hum Dev, 45:243–253. DOI 10.1007/s10578-013-0396-4
Oliveira, D.V.N. (2017). Estresse parental em famílias pobres residentes no município de Belém-Pará. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Belém – PA: Universidade Federal do Pará.
Oliveira, Clarissa Tochetto de, & Dias, Ana Cristina Garcia. (2018). Psicoeducação do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: O Que, Como e Para Quem Informar?. Trends in Psychology, 26(1), 243-261. https://dx.doi.org/10.9788/tp2018.1-10pt
Rezende, F., Calais, S. L., & Cardoso, H. F. (2019). Estresse, parentalidade e suporte familiar no transtorno do défi cit de atenção/hiperatividade. Psicologia: Teoria e Prática, 21(2), 134-152. doi:10.5935/1980-6906/psicologia
Rocha, Danielle Souza da Paixão, & Souza, Priscilla Bellard Mendes de. (2018). Levantamento Sistemático dos Focos de Estresse Parental em Cuidadores de Crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(3), 455-464. https://dx.doi.org/10.1590/s1413-653824180003000010
Sadir, M. A., Bignotto, M. M., & Lipp, M. E. N. (2010). Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais. Paideia, 20(45), 73–81. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100010
Santos, Manoel Antonio dos, & Pereira-Martins, Maria Laura de Paula Lopes. (2016). Estratégias de enfrentamento adotadas por pais de crianças com deficiência intelectual. Ciência & Saúde Coletiva, 21(10), 3233-3244. https://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152110.14462016
Silva, S. S. da C. (2006). Estrutura e dinâmica das relações familiares de uma comunidade ribeirinha da região amazônica. Tese de Doutorado em Psicologia. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.
Silva, S. S. C., Pontes, F. A. R., Santos, T. M., Bucher-Maluschke, J., Mendes, L.S.A., Reis, D. C. & Silva, S. D. B. (2010). Rotinas familiares de ribeirinhos amazônicos: Uma possibilidade de investigação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 341-350.
Silva, Fabíola Helena Oliveira Brandão, & Cavalcante, Lilia Iêda Chaves. (2015). Rotinas Familiares de Crianças com Necessidades Especiais em Família Adotiva. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(2), 173-180. https://doi.org/10.1590/0102-37722015021920173180
Silva, Marina Stern da, Schardosim, Lisandrea Rocha, Milbrath, Viviane Marten, Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi, & Vaz, Jéssica Cardoso. (2019). “São duas vidas em uma só”: a rotina do cuidador da pessoa com paralisia cerebral. Enfermagem Revista, v.22, n.2. Recuperado de < http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/21075>.
Taylor, Lloyd A., Climie, Emma A. & Yue, Melissa Wing-Yin. (2020). The role of parental stress and knowledge of condition on incidences of bullying and ostracism among children with ADHD. Children's Health Care, DOI: 10.1080/02739615.2018.1545580
Whitbournr, Susan Krauss, & Halgin, Richard P. (2015). Psicopatologia: Perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. 7. ed. rev. Porto Alegre: AMGH Editora. 458 p.
Wirth, Andrea, Reinelt, Tilman, Gawrilow, Caterina, Schwenck, Christina, Freitag, Christine & Rauch, Wolfgang A.. (2019). Examining the Relationship Between Children’s ADHD Symptomatology and Inadequate Parenting: The Role of Household Chaos. Journal of Attention Disorders, Vol. 23(5) 451 –462. DOI: 10.1177/1087054717692881