Formação em Psicologia e Políticas de Equidade: desafios para atuar no SUS
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.30067Palavras-chave:
Psicologia, Saúde pública, Equidade em saúde, Estudos de gênero, Relações étnico-raciaisResumo
Na comemoração dos 30, anos do SUS esse artigo analisa a formação em Psicologia para saúde pública, com foco nas políticas de promoção de equidade. Trata-se de um estudo documental realizado com 21 Projetos Pedagógicos de Cursos de Psicologia no Brasil, que abordam temáticas relacionadas à saúde pública em interface com os estudos de relação de gênero e étnico-raciais. Foram identificadas 111 ementas de disciplinas com discussões sobre saúde pública. Todavia, apenas 7 apresentam interface com relações de gênero e étnico-raciais, que versam sobre: antropologia da saúde em relação ao processo saúde-doença-cuidado; marcadores de gênero, sexualidade, etnia, raça e geracionalidade no debate sobre a determinação social e promoção da equidade e; atenção à saúde dos povos indígenas.
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