Crenças de professores e pais sobre o desenvolvimento da criança durante a pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.27591

Palavras-chave:

Pré-escola, Pais, Professores, Crenças, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Este estudo objetivou investigar e comparar as crenças de pais, mães e professoras sobre o desenvolvimento da criança de quatro a cinco anos de pré-escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro. Participaram deste estudo dois pais e 14 mães; 15 professoras da rede particular de ensino do Rio de Janeiro e; um pai, 13 mães e 16 professoras da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Para coletar os dados, utilizou-se uma entrevista semiaberta respondida individualmente por pais, mães e professoras. Para interpretá-los, a análise de conteúdo. 

Referências

Almeida, F. M. C. & Vasconcellos, V. M. R. (2018). Comunicação Levantamento bibliográfico de estudos brasileiros sobre mãe-bebê, família e creche.
Bhering, E; Siraj–Blatchford, I. (2009). A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, 106, 191-206.
Coll, C., Marchesi, A., Palácios, J. & Cols. (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia Evolutiva, v.1. 2ed. Artmed.
Cunha, M. V. (2000). A escola contra a família. In: Lopes, Eliane M. T., Filho,
L. M. F., Veiga, C. G.. (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica.
Dessen, M. A., & Costa Jr., Á. L. (2005). (orgs.). A ciência do desenvolvimento humano. Tendências atuais e perspectivas futuras.Porto Alegre, RS: Armed. 278p.
Hetherington, E. M. (1989). Coping with family transitions: Winners, losers, and survivors. Child Development, 60(1), 1-14.
Maranhão, D. G.; Sarti, C.A. (2008). Creche e família: uma parceria necessária. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n.133.
Nunes, M.F.R., Corsino, P. E Didonet, V. (2011). Educação Infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa.
Oliveira, Z. R. A. A parceria com a família na educação da criança. (2002). In:. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.
Oliveira, Z.M., Mello, A.M., Vitória, T. e Rossetti-Ferreira, M.C. (2009).Creches: crianças, faz de conta e Cia. 15a ed. Rio de Janeiro: Vozes.
Weber, L. N. D. (Org.) (2008). Família e desenvolvimento: Visões Interdisciplinares. Curitiba: Juruá.

Downloads

Publicado

2021-03-09