Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento

caracterização em alunos adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27503

Palavras-chave:

Psicologia Positiva;, Bem-estar psicológico, Desenvolvimento juvenil positivo, Desenvolvimento do adolescente

Resumo

Enquadramento: No estudo do desenvolvimento psicossocial na adolescência atual, destacam-se duas perspectivas: (1) o bem-estar psicológico; e (2) os recursos de desenvolvimento. Objetivo: Neste contexto, procedeu-se à caracterização do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento em adolescentes de uma escola portuguesa. Metodologia: A amostra incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º anos. Foi utilizado um instrumento de avaliação do bem-estar psicológico e um de avaliação dos recursos de desenvolvimento. Resultados: Apresenta-se a distribuição dos alunos por níveis de bem-estar psicológico e por recursos de desenvolvimento, consideram-se as diferenças significativas entre alunos do 6º, do 9º e do 11º ano nas dimensões do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento, bem como as correlações entre estas dimensões.

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Publicado

2020-08-30