Fatores de risco e de proteção no desempenho escolar
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27403Palavras-chave:
Baixo desempenho escolar, Fatores de risco e de proteção, Desenvolvimento infantilResumo
Este artigo apresenta fatores de risco e de proteção presentes no desenvolvimento infantil, familiar e escolar de uma criança com baixo desempenho escolar. Participaram do estudo uma criança de oito anos, sua mãe e sua professora. Para a avaliação do desenvolvimento da criança, da família e da escola, foram utilizadas medidas de autorrelato, estratégias lúdicas, testes psicológicos e entrevistas. A criança apresentou boas condições emocionais e cognitivas, mas seu desenvolvimento psicomotor indicou fragilidades. No desenvolvimento familiar, foram identificadas práticas parentais de punição inconsistente e monitoria negativa. No contexto escolar, há valores condizentes com um espaço de promoção do desenvolvimento infantil, mas as práticas pedagógicas se mostram insuficientes para otimizar a aprendizagem da criança.
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