Trajetórias Escolares de Adolescentes em Conflito com a Lei: Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.26487

Palavras-chave:

Escola, Delinquência juvenil, Adolescente em conflito com a lei

Resumo

Este estudo investigou as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei antes, durante e depois da intervenção do sistema de justiça juvenil. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, considerando artigos publicados nas bases Eric, Lilacs, Pepsic, PsycInfo e Scielo no período de 2013 a 2018. Os estudos evidenciaram que a trajetória escolar dos adolescentes que cometem atos infracionais é marcada por dificuldades de vinculação com a escola, repetência, defasagem idade/série, indisciplina e abandono escolar. Durante a intervenção do sistema de justiça juvenil, a escolarização e a profissionalização envolveram a oferta de atenção individualizada e investimento na relação entre educadores e adolescentes. Após a intervenção, os estudos demonstraram que adolescentes construíram projetos de vida relacionados à educação à profissionalização.

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Biografia do Autor

Jana Gonçalves Zappe, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul e professora do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo e
professora do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-09-30