Foliões do quilombo Carrazedo

Catolicismo popular, hierofania e seus instrumentos sagrados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.47921

Palavras-chave:

Folia, Hierofania, Catolicismo Popular, Quilombo

Resumo

Os foliões de São José são ritmistas que compõem a maior manifestação quilombola do município de Gurupá - Pará. Este artigo é fruto da dissertação de mestrado vinculado à Universidade do Estado do Pará – UEPA, tendo como objetivo compreender os foliões de São José do quilombo Carrazedo e seus instrumentos sagrados numa perspectiva hierofânica e de devoção popular. Usou-se como método a observação participante, entrevistas semiestruturadas e aporte teórico no sustento das análises. Os resultados conceberam um perfil ribeirinho e promesseiro dos ritmistas num sistema de compadrio, a influência afro-indígena e europeia nos elementos que compõem a folia, tais como: a presença de elementos que se assemelham com outras manifestações populares amazônicas, a frequência de conceitos que aludem às ancestralidades indígenas, a diáspora africana na região e a forte repressão da Igreja Católica na defesa dos preceitos canônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio José Brito dos Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorando em Educação (PPEdu/UEL), Mestre em Ciências da Religião PPGCR/UEPA e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Referências

ABREU, R.; MAGNO, M. Desafios na patrimonialização de bens imateriais de caráter religioso: o caso das Folias de Reis Fluminenses. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 37, n. 3, p. 18-45, 2017.

CANEVACCI, M. Sincretismos: uma exploração de hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 1996.

CHAVES, W. Máscara, performance e mimesis: práticas rituais e significados dos palhaços nas folias Santos Reis. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Popular, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 75-88, jun. 2008.

ELIADE, M. Imagens e símbolos. Lisboa: Arcádia, 1979.

_____. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GALVÃO, E. Santos e Visagens: um estudo da vida religiosa de Ita – Baixo Amazonas. São Paulo: Nacional, 1955.

GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

LÔBO, A. S. Sons e movimentos [manuscrito]: sentidos do sagrado na musicalidade da folia de santos Reis de Pirenópolis, Goiás. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Humanidades Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2017.

LIMA, José. Aspectos Gerais da Folia de São José, contexto histórico, manuseio e significado dos objetos: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h20m07s.

MAUÉS, R. H. Padres, Pajés, Santos e Festas: catolicismo popular e controle eclesiástico. Belém: CEJUP, 1995.

NOGUEIRA, Wilson. Festas amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé. Manaus: Editora valer, 2008.

PIMENTEL, Lucas. Fotos da festividade de São José 2022. Gurupá: Lucas Pimentel, 2022. Color.

ROCHA, G. O verbo e o gesto: corporeidade e performance nas folias de reis. Etnográfica, Lisboa, v. 20, n. 3, p. 539-564, out. 2016.

SANTOS, Sebastião Nascimento dos. Significado e confecção de cada elemento da folia: depoimento [jan. 2023]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Gurupá-PA: Residência do entrevistador, 2023. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h13m07s.

SANTOS, Waldeci Nascimento dos. Historicidade da festividade de São José e pontos marcantes da folia: depoimento [jan. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h22m11s.

TORRES, G. dos S. Gurupá uma conquista pelo povo. Belém: Paka-Tatu, 2019.

Downloads

Publicado

2025-08-17

Como Citar

BRITO DOS SANTOS, F. J. Foliões do quilombo Carrazedo: Catolicismo popular, hierofania e seus instrumentos sagrados. Numen, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 258–272, 2025. DOI: 10.34019/2236-6296.2025.v28.47921. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/47921. Acesso em: 18 dez. 2025.