Foliões do quilombo Carrazedo
Catolicismo popular, hierofania e seus instrumentos sagrados
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.47921Palavras-chave:
Folia, Hierofania, Catolicismo Popular, QuilomboResumo
Os foliões de São José são ritmistas que compõem a maior manifestação quilombola do município de Gurupá - Pará. Este artigo é fruto da dissertação de mestrado vinculado à Universidade do Estado do Pará – UEPA, tendo como objetivo compreender os foliões de São José do quilombo Carrazedo e seus instrumentos sagrados numa perspectiva hierofânica e de devoção popular. Usou-se como método a observação participante, entrevistas semiestruturadas e aporte teórico no sustento das análises. Os resultados conceberam um perfil ribeirinho e promesseiro dos ritmistas num sistema de compadrio, a influência afro-indígena e europeia nos elementos que compõem a folia, tais como: a presença de elementos que se assemelham com outras manifestações populares amazônicas, a frequência de conceitos que aludem às ancestralidades indígenas, a diáspora africana na região e a forte repressão da Igreja Católica na defesa dos preceitos canônicos.
Downloads
Referências
ABREU, R.; MAGNO, M. Desafios na patrimonialização de bens imateriais de caráter religioso: o caso das Folias de Reis Fluminenses. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 37, n. 3, p. 18-45, 2017.
CANEVACCI, M. Sincretismos: uma exploração de hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 1996.
CHAVES, W. Máscara, performance e mimesis: práticas rituais e significados dos palhaços nas folias Santos Reis. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Popular, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 75-88, jun. 2008.
ELIADE, M. Imagens e símbolos. Lisboa: Arcádia, 1979.
_____. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
GALVÃO, E. Santos e Visagens: um estudo da vida religiosa de Ita – Baixo Amazonas. São Paulo: Nacional, 1955.
GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
LÔBO, A. S. Sons e movimentos [manuscrito]: sentidos do sagrado na musicalidade da folia de santos Reis de Pirenópolis, Goiás. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Humanidades Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2017.
LIMA, José. Aspectos Gerais da Folia de São José, contexto histórico, manuseio e significado dos objetos: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h20m07s.
MAUÉS, R. H. Padres, Pajés, Santos e Festas: catolicismo popular e controle eclesiástico. Belém: CEJUP, 1995.
NOGUEIRA, Wilson. Festas amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé. Manaus: Editora valer, 2008.
PIMENTEL, Lucas. Fotos da festividade de São José 2022. Gurupá: Lucas Pimentel, 2022. Color.
ROCHA, G. O verbo e o gesto: corporeidade e performance nas folias de reis. Etnográfica, Lisboa, v. 20, n. 3, p. 539-564, out. 2016.
SANTOS, Sebastião Nascimento dos. Significado e confecção de cada elemento da folia: depoimento [jan. 2023]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Gurupá-PA: Residência do entrevistador, 2023. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h13m07s.
SANTOS, Waldeci Nascimento dos. Historicidade da festividade de São José e pontos marcantes da folia: depoimento [jan. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h22m11s.
TORRES, G. dos S. Gurupá uma conquista pelo povo. Belém: Paka-Tatu, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.

