“Meu nome é legião, porque somos muitos”

Uma análise exploratória em Mc 5,1-20

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.46314

Palavras-chave:

Endemoninhado, Exorcismo, Legião, Porcos, Demônios

Resumo

Marcos foi o primeiro Evangelho canônico a ser escrito, por volta de 65 d.C., provavelmente em Roma, para uma comunidade mista, porém, com predominância de cristãos vindos da gentilidade. Trata-se de um Evangelho que também serviu de base para os demais Sinóticos, com muitos textos em comum. Marcos traz vários aspectos do ministério e vida pública de Cristo, como seus milagres, a exemplo do “exorcismo” do jovem endemoninhado de Gerasa, em Mc 5,1-20, que continua atraindo a atenção de muitos estudiosos acerca do sentido de sua interpretação, se literal ou simbólico. Para a análise da perícope indicada, são oferecidos texto grego, tradução e critica textual; dados pré-textuais de Marcos; trabalha-se o tema da simbologia do demoníaco no século I d.C.; o debate sobre a simbologia ou literalismo da expressão “legião” ao longo dos séculos: demônios ou romanos?; e aponta-se um caminho para o entendimento da referida passagem bíblica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldecir Gonzaga, Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e Pós-Doutorado pela FAJE (Belo Horizonte, Brasil). Diretor e Professor de Teologia Bíblica do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Criador e líder do Grupo de Estudos Análise Retórica Bíblica Semítica, credenciado junto ao CNPq. E-mail: <waldecir@hotmail.com>. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9171678019364477 e ORCID ID:https://orcid.org/0000-0001-5929-382X

Marcelo Dantas, Escola Superior de Teologia (EST)

Doutorado em Teologia Sistemática em curso pela Escola Superior de Teologia (EST). Pós graduado em Teologia Sistemática e em Cristianismo e Política pelo Instituto Jonathan Edwards. E-mail: dantasteologizando@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4288646123802653 e ORCID ID: https://orcid.org/0009-0001-0887-5421

Referências

ADRIANO FILHO, José. Estética da recepção e métodos histórico-críticos: o texto da perspectiva do leitor. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 59, n. 2, 2019. p. 311-324.

ALAND, Kurt; ALAND, Barbara. O Texto do Novo Testamento: introdução às edições científicas do Novo Testamento Grego, bem como à teoria e prática da moderna crítica textual. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.

ANDERSON, Hugh. The Gospel of Mark. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publ. Co.; London: Marshall, Morgan & Scott Publ. Ltd., 1981.

BAUCKHAM, Richard. Jesus e as testemunhas oculares. São Paulo: Paulus, 2011.

BAUER, Walter. A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature. 3 ed. Chicago: University of Chicago Press, 2001.

BLOMBERG, Craig. Introdução de Atos a Apocalipse. São Paulo: Vida Nova, 2019.

BRANDON, Samuel. Jesus and the Zealots. Manchester: University Press, 1967.

HARRIGNTON, Daniel. O Evangelho segundo São Marcos. In: BROWN, Raymond; FITZMYER, Joseph; MURPHY, Roland. Novo Comentário Bíblico São Jerônimo: Novo Testamento e artigos sistemáticos. Santo André: Academia Cristã; São Paulo: Paulus, 2011. p. 65-129.

BROWN, Raymond. Introdução ao Novo Testamento. 2ed. São Paulo: Paulinas, 2012.

CARNEIRO, Marcelo. Jesus dominando o mar: esperança em meio à tragédia no. Evangelho de Marcos. Estudos Bíblicos, vol. 32, n. 125, 2015. p. 77-86.

CARSON, Don; MOO, Douglas; MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1997.

CARTER, Warren. O Evangelho de Mateus: comentário sociopolítico e religioso a partir das margens. São Paulo, Paulus, 2002.

CARTER, Warren. Cross-Gendered Romans and Mark’s Jesus: Legion Enters the Pigs (Mark 5:1–20). Journal of Biblical Literature, vol 134 (1), 2015. p. 139–155.

COLLINS, Adela. Mark: a commentary. Fortress Press, 2007.

CROATTO, José Severino. Hermenêutica Bíblica. São Paulo: Paulinas, São Leopoldo: Sinodal, 1986.

DILLARD, Raymond.; LONGMAN III, Tremper. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2006.

EDWARDS, James. O comentário de Marcos. São Paulo: Vida Nova, 2018.

FRANCE, Richard Thomas. The Gospel of Mark. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing, 2002.

FREEDMAN, David (Ed.). Dicionário da Bíblia Eerdmans. São Paulo: Hagnos, 2021.

GARROWAY, Joshua. The Invasion of a Mustard Seed: A Reading of Mark 5.1-20. Journal for the Study of the New Testament, 2009, vol 32 (1), p. 57-75.

GERSTENBERGER, Erhard. Israel no tempo dos persas. São Paulo: Loyola, 2014.

GONZAGA, Waldecir. A Sagrada Escritura, a alma da Sagrada Teologia. In: MAZZAROLLO, Isidoro; FERNANDES, Leonardo Agostini; CORRÊA LIMA, Maria de Lourdes, Exegese, Teologia e Pastoral, relações, tensões e desafios. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Santo André: Academia Cristã, 2015, p. 201-235.

GONZAGA, Waldecir. Compêndio do Cânon Bíblico. Listas bilíngues dos Catálogos Bíblicos. Antigo Testamento, Novo Testamento e Apócrifos. Rio de Janeiro, EdiPUC-Rio; Petrópolis: Vozes, 2019.

GUELICH, Robert. Mark 1-8:26, WBC 34A. Grand Rapids: Zondervan Academic, 2015.

HEALY, Mary. The Gospel of Mark. Michigan: Baker Academic, 2008.

HENDERSON, Jeffrey. The Maculate Muse: Obscene Language in Attic Comedy. Oxford: Oxford University Press, 1991.

HORSLEY, Richard. A. Hearing the whole story: the politics of plot in Mark’s Gospel. Louisville: Westminster John Knox, 2001.

HORSLEY, Richard. A. Jesus e o império. O reino de Deus e a nova desordem mundial. São Paulo: Paulus, 2004.

JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus. Vol 3. Rio de Janeiro: CPAD, 1990.

KÖSTENBERGER, Andreas; KELLUM, L. Scott.; QUARLES, Charles. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: 2022.

LELLIS, Nelson (Org.). Israel no período Persa: A (re)construção (teológica) da comunidade judaíta e outros ensaios. São Paulo: Loyola, 2018.

LENSKI, Gerhard. Power and Privilege: A Theory of Social Stratification. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2013.

MCGRATH, Alister. Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica. São Paulo: Shedd, 2005.

MARCUS, Joel. Mark 1-8. London: The Anchor Yale Bible, Doubleday & Co., 1999.

MARTIN, Dale. When Did Angels Become Demons? Journal of Biblical Literature, 2010. p. 657–677.

MARTIN, Ralph. Mark: Evangelist and Theologian. Michigan: Zondervan, 1972.

MORLA, Víctor. Job 1–28, Bilbao: Desclee De Brouwer, 2007.

MOSCICKE, Hans. The Gerasene Exorcism and Jesus’ Eschatological Expulsion of Cosmic Powers: Echoes of Second Temple Scapegoat Traditions in Mark 5.1-20. Journal for the Study of the New Testament, 41(3), 2019, p. 363-383.

MURAD, Afonso; GOMES, Paulo Roberto; RIBEIRO, Susan. A casa da teologia: introdução ecumênica à ciência da fé. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulinas 2010.

MYERS, Ched. O Evangelho de São Marcos. São Paulo: Paulus, 1992.

NESTLE-ALAND (eds.), Novum Testamentum Graece. Ed. XXVIII. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2012.

NOGUEIRA, Carlos Roberto. O diabo no imaginário cristão. Bauru: EDUSC, 2002.

OSBORN, Grant. A espiral hermenêutica. São Paulo: Vida Nova, 2009.

PAROSCHI, Wilson. Origem e Transmissão do Texto do Novo Testamento. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2012.

PELIKAN, Jaroslav. Tradição Cristã – Vol. 1. São Paulo: Shedd, 2018.

PROENÇA, Eduardo (org.). Apócrifos e Pseitdo-Epígrafos da Bíblia. São Paulo: Fonte Editorial, 2005.

REINKE, André. Os Outros da Bíblia. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2019.

REINKE, André. Aqueles da Bíblia. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2021.

RODRIGUEZ, M. Marcos. La Biblia Comentada por los Padres de la Iglesia y otros autores de la época Patrística. Nuevo Testamento, 2. Madrid: Ciudad Nueva, 2000. (Ebook)

ROSKAN, Hendrika. The Purpose of the Gospel of Mark in its Historical and Social Context. Leiden: Brill, 2004.

RYKEN, Leland. Literary Introductions to the Books of the Bible. Illinois: Crossway, 2015.

RYKEN, Leland. Pra ler a Bíblia como literatura. São Paulo: Cultura Cristã, 2017.

SEM NOME. 1 Enoque. Tradução: Brian kibuuka. São Paulo: Fonte Editorial, 2019.

STEIN, Robert. Marcos: Comentário exegético. São Paulo: Vida Nova, 2022.

STOKES, Ryan. The Satan: How God’s Executioner Became the Enemy. Grand Rapids: Eerdmans, 2019. (e-book)

TERRA, Kenner; LELLIS, Nelson (orgs.). Judaísmo e Período Persa: Imaginários, textos e teologias. São Paulo: Recriar, 2022.

ULLMAN, Reinholdo. O significado de Theós em grego. Clássica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos, 2(1), 1989, p. 135-152.

VAILATTI, Carlos. Manual de demonologia. São Paulo: Fonte Editorial, 2011.

WALTON, John; MATTHEWS, Victor; CHAVALAS, Mark. Comentário Bíblico Atos: Antigo Testamento. Belo Horizonte: Atos, 2003.

WALTON, John; WALTON, J. Harvey. Demons and Spirits in Biblical Theology: Reading the Biblical Text in Its Cultural and Literary Context. Eugene: Wipf and Stock Publishers, 2019.

WITHERINGTON III, Ben. The Gospel of Mark: A Socio-Rhetorical Commentary. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 2001.

WITHERINGTON III, Ben. New Testament History: A Narrative Account. Michigan: Baker Academic, 2003.

WRIGHT, Nicholas Thomas. O Novo Testamento e o Povo de Deus. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2022.

Downloads

Publicado

2025-08-17

Como Citar

GONZAGA, W.; DA SILVA JÚNIOR, M. D. “Meu nome é legião, porque somos muitos”: Uma análise exploratória em Mc 5,1-20 . Numen, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 30–60, 2025. DOI: 10.34019/2236-6296.2025.v28.46314. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/46314. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Monstros e monstruosidades nas expressões religiosas