“Na origem, o som precede o canto”

Impressões sobre canto e música em Agostinho de Hipona

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2023.v26.40781

Resumo

O presente artigo se propõe analisar três momentos distintos da leitura agostiniana sobre o fenômeno sonoro, assim contribuindo para uma melhor apropriação a respeito do que a filosofia do autor tratou sobre o tema. Trata-se de um tema ainda relativamente pouco conhecido da seara de Agostinho de Hipona, embora tenha representado um vértice fundamental da proposta formativa organizada pelo autor desde seu movimento de conversão ao cristianismo. Em primeiro lugar, tomamos a música desde uma interpretação lógica e discursiva. Em seguida, por seu potencial catequético e formativo. Em último lugar, o que talvez constitua o principal acento de sua contribuição, a saber: a elevação mística do ser humano, para além dos limites da linguagem e da palavra falada, como instrumento do insondável, do divino.

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Biografia do Autor

José Reinaldo Felipe Martins Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás

Pós-Doutor em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutor em Filosofia, pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em que atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, pertencente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, Goiás.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

MARTINS FILHO, J. R. F. “Na origem, o som precede o canto”: Impressões sobre canto e música em Agostinho de Hipona. Numen, [S. l.], v. 26, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2236-6296.2023.v26.40781. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/40781. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Religião & Música