TRILOGIA SOCIAL BUARQUEANA

Sobre Denúncia–Resistência–Esperança nas Canções: Sinhá, As Caravanas e Que Tal Um Samba?

Autores

  • Ronaldo Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2022.v25.38683

Resumo

Chico Buarque construiu em quase seis décadas um cancioneiro bem vinculado à realidade brasileira, em
seu caráter político, mas essencialmente com temáticas sociais em seus aspectos individuais e coletivos.
Trafegou por vários estilos musicais, porém, o samba foi sua preferência maior. Mesmo sendo um
compositor popular, suas letras são bem sofisticadas em termos de conceitos abordados e principalmente
no uso da língua portuguesa. Diversas canções contêm elementos religiosos da cultura popular; nas três
músicas aqui contempladas eles estão ora presentes de forma clara ou implícitos. São sambas densos,
letramento impactante dialogando diretamente com a nossa identidade cultural e com nosso momento
político, trazendo à tona nossos eternos problemas não resolvidos, classismo, misoginia, intolerância,
racismo, corrupção, entre outros. São canções de denúncia, por isso mesmo de resistência apontando
alternativas de esperança. Esta trilogia musical elabora, pois, uma radiografia do que somos como
sociedade e nação.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

CAVALCANTE, R. TRILOGIA SOCIAL BUARQUEANA: Sobre Denúncia–Resistência–Esperança nas Canções: Sinhá, As Caravanas e Que Tal Um Samba?. Numen, [S. l.], v. 25, n. 2, 2023. DOI: 10.34019/2236-6296.2022.v25.38683. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/38683. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Religião & Música