“A Bandeira Nacional”: vestígios de cooperação evangélica na propaganda nacionalista das ditaduras no Brasil

Autores

  • Priscila Vieira-Souza

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2019.v22.28967

Resumo

O Centro Audio Visual Evangélico – CAVE – foi uma agência interdenominacional de produção de mídia que funcionou no Brasil durante os anos de 1951 a 1971. A comunicação objetiva explorar analiticamente o produto caveano A Bandeira Nacional, composto por áudio (LP) e um conjunto de imagens encontradas nos arquivos do CAVE. A análise, de inspiração genealógica e fundamentação histórico-contextual apresenta nuances da historiografia do CAVE, com ênfase em seus anos finais – momento de produção de A Bandeira Nacional. Duas questões – que se sobrepõem no objeto analisado – motivam o desenvolvimento do texto. A primeira é sobre os motivos de encerramento do CAVE e sua relação com a Bandeira Nacional. Nesse aspecto, a análise indica a confirmação da produção de propaganda nacionalista nos estúdios do CAVE – hipótese anteriormente registrada, mas até então sem nenhuma evidência. A segunda é sobre a participação político-midiática dos evangélicos no espaço públicos nacional.A análise da historiografia e produtos do CAVE revela-se como subsídiopara compreender a trajetória do intercâmbio político-evangélico no país e o híbrido moral-político-religioso.

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Publicado

2020-04-18

Como Citar

VIEIRA-SOUZA, P. “A Bandeira Nacional”: vestígios de cooperação evangélica na propaganda nacionalista das ditaduras no Brasil. Numen, [S. l.], v. 22, n. 2, 2020. DOI: 10.34019/2236-6296.2019.v22.28967. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/28967. Acesso em: 23 nov. 2024.